O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação Neivor José Bussolaro fez uma avaliação sobre a primeira semana de retomada de segmentos do comércio em meio a pandemia do novo coronavírus.

Ele observou que o movimento ainda é tímido, mas que a preocupação dos comerciantes, neste primeiro momento, é que com saúde de clientes e colaboradores.

"Conversamos com vários setores do varejo já que tínhamos uma expectativa muito grande da retomada da atividade, o que acabou ocorrendo no último dia 13. O que se percebe é que o fluxo de pessoas, como já era esperado, ainda é muito reduzido. Até porque nós temos também a ausência das creches que não estão funcionando, assim como o próprio transporte coletivo",destacou.

No entanto, ele percebeu que o lojista se preocupou com a questão sanitária imposta pela quarentena.

Preocupação que vai já na recepção do seu cliente até a segurança de seus colaboradores ao proporcionar toda a proteção necessária com a adoção do álcool gel para higienizar as mãos logo na entrada do estabelecimento.

Outro cuidado destacado por Neivor foi com as marcações feitas em algumas lojas que contribuem para o afastamento de um metro entre as pessoas como determina as autoridades sanitárias dentro da loja.

"Além disso, boa parte dos lojistas com quem conversamos adotou também tomou medidas para restringir o acesso de pessoas na hora do atendimento e assim evitar aglomeração."

Mas o fator principal, observado por Bussolaro, foi a adoção do uso das máscaras, agora obrigatório após recente decreto do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli.

"Hoje, o acesso a estabelecimentos comerciais somente é permitido com máscara, De certa forma, isso dá tranquilidade tanto para o cliente como para quem está o atendendo."

O secretário de Desenvolvimento Econômico jaraguaense destacou ainda que o varejo foi um dos segmentos mais atingidos com as medidas de afastamento social, mas também foi o que mais lutou para retomar suas atividades.

"Por isso, sabe que também que é co-responsável pela manutenção da atual linha da curva de contágio do coronavírus na cidade. Então é preciso ter todos os cuidados necessários para que não haja um aumento de contágios do Covid-19 e que se possa prosseguir normalmente desempenhando nossas funções", comenta.

Neivor também adiantou que alguns segmentos do varejo devem funcionar neste feriado de Tiradentes, nesta terça-feira. Ele disse que a retomada responsável das atividades comerciais na cidade também é fundamental para a manutenção da ordem e da qualidade de vida.

"Então é importante que o comércio, que faz parte dessa engrenagem esta retomada contribua para que Jaraguá do Sul, também de forma segura e responsável, possa retomar este crescimento", finaliza.

Fonte Prefeitura de Jaraguá do Sul

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul