O empresário Waldemiro Armindo Veiga, da Mineração Veiga, morreu na madrugada desta segunda-feira (6), um dia antes de completar 92 anos. A assessoria da empresa revelou que o empresário estava internado, mas não deu detalhes sobre a causa da morte.
As informações são da NSC.
Veiga formou a Mineração Veiga há 65 anos, e a empresa se tornou uma das maiores do setor no país.
A prefeitura de Araquari publicou uma nota de pesar pelo falecimento.
“Uma das mais importantes empresas do setor de mineração do Brasil. Sob sua liderança visionária, a empresa, fundada em 1960, tornou-se referência na extração e beneficiamento de areias industriais, contribuindo significativamente para a economia local e gerando centenas de empregos. Sempre comprometido com a inovação e a sustentabilidade, Senhor Veiga implementou práticas pioneiras que consolidaram a Mineração Veiga como a maior do segmento na região, com destaque para sua preocupação ambiental e o uso de tecnologias avançadas” diz nota.
A prefeitura frisa que Veiga deixou um legado que transcende o âmbito empresarial, marcando a história de Araquari. “Sua trajetória de empreendedorismo e dedicação é um exemplo de compromisso com o progresso da cidade e com o bem-estar da comunidade”, completou.
Por conta da sua popularidade na região, a família optou por fazer dois velórios, um em Joinville e outro em Araquari.
A empresa foi fundada em 1960 com a denominação de Waldemiro Armindo Veiga Extração e Comércio de Areias e começou suas atividades com o fornecimento de “Areia Bruta” para a Fundição Tupy. Passados alguns anos foram implantados sistemas de beneficiamento para atender a demanda de novas indústrias de fundição, apoiada principalmente no sucesso do fornecimento para a Tupy.
Duas décadas depois, a empresa ganhou o nome Mineração Veiga Ltda. Neste período, foi iniciado um maior investimento em tecnologia, com o intuito de aumentar a produtividade e melhoria na qualidade dos produtos.
Segundo a própria companhia, o real crescimento da empresa iniciou a partir de meados da década de 90, quando uma nova unidade de beneficiamento foi implantada, além de investimentos em renovação da frota de veículos e inovação de equipamentos. Desde então, a Mineração Veiga Ltda tornou-se a maior mineração de areias no sul do país, produzindo em média 500 mil toneladas por ano.
Com duas plantas, a Mineração Veiga está localizada às margens da BR-101, no Km 67 , no Corveta, em Araquari. Seu polo industrial ocupa uma área total de 150.000 metros quadrados englobando três usinas de beneficiamento, três fornos de secagem, setor administrativo, galpões e silos de estocagem, laboratórios, oficinas de manutenção e frota.