Ranking mantém Jaraguá do Sul entre os melhores na geração de empregos

Foto: Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

01/06/2023 - 16:06 - Atualizada em: 01/06/2023 - 17:05

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou a atualização nesta semana seus números no País referente ao primeiro 2023. Santa Catarina manteve-se entre os melhores estados brasileiros com saldo positivo de vagas de emprego. De acordo com o último levantamento do Caged, o Estado, entre admissões (545.145) e demissões (489.470) registrou um saldo positivo de 55.675 vagas.

Neste contexto, Jaraguá do Sul, que já havia fechado o primeiro trimestre entre as cinco melhores cidades catarinenses na geração de emprego, manteve esta posição no fechamento quadrimestral do Caged. Até o momento, o Município mantém a 4º colocação com 13.218 admissões, 11.363 desligamentos com saldo positivo de 1855 vagas, atrás apenas de Joinville, Blumenau e Itajaí, mas à frente de outros importantes polos como Florianópolis, Chapecó e Criciúma.

Das admissões jaraguaenses feitas neste trimestre o segmento da Indústria foi o que mais contratou sendo responsável por por 41,88% destas novas vagas. Na segunda posição ficou o setor de Serviços com 30,6%, seguido pelos setores do Comércio (20,6%), Construção Civil (6,76%) e Agropecuária (0,068%).

Incentivo à geração de emprego – Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, lançou há alguns meses o Portal Jaraguá Mais Empregos no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae. O portal pode ser acessado pelo link www.jaraguadosulmaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, diretamente pelo site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br/emprego), e ainda pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”.