Com a conta de energia nas alturas, alternativas que possam ajudar a economizar são muito mais que bem vindas, elas passam a ser necessárias.

Trocar as lâmpadas mais antigas de casa ou da empresa por lâmpadas de LED é uma delas e pode reduzir em 80% o consumo.

Segundo Gil Ojeda, da Bluesun Solar de Jaraguá do Sul, o LED (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz é um dispositivo eletrônico semicondutor que, quando energizado, emite luz visível. Cerca de 95% da energia é transformada em luz e, somente os 5% restantes, convertem-se em calor.

"Com isso, torna se mais econômico que as lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes. Para emitir a mesma intensidade luminosa a lâmpada LED consome de 80% menos energia", explica.

Solução para aumentos constantes

Ojeda acrescenta que as lâmpadas de LED trarão economia na iluminação da casa ou da empresa, porém ainda assim é necessário se pensar na redução do valor da conta de energia, haja visto que nesse período do ano as reservas hídricas tem abaixado muito, ocasionando o racionamento e, consequentemente, a elevação da tarifa.

"Surge então uma opção amplamente adotada nos dias de hoje, que são os painéis solares nas residências, nos sítios e nas empresas", sugere.

Investimento de volta em três anos

Com a redução dos impostos de importação proporcionada pelo Governo Federal, ficou bem mais acessível a aquisição do sistema solar. O investimento vale a pena pois é possível ter o retorno do investimento em três anos e meio a quatro anos.

A Bluesun Solar Jaraguá tem fornecido varias configurações de kit de sistema solar para pequeno, médio e grande usina, oferecendo opções para pagamento a vista com desconto ou financiado em até 120 meses com carência para pagamento de até 180 dias. A Bluesun Solar Jaraguá atende toda a região Norte de Santa Catarina, possui estoque para entrega imediata com frete grátis e seguro de engenharia grátis pela Liberty Seguros.

"Só há duas maneiras de otimizar os gastos com energia: desligando os aparelhos elétricos nos horários de pico e adotando a geração própria de energia através dos painéis solares", finaliza Ojeda.

Redução de até 95%

Conforme Robert Fischer, da Topsun Energia Solar, em muitas residências e empresas a conta de luz é uma das despesas mais altas e com a energia solar é possível reduzir esse custo em até 95%.

"Além da redução imediata, instalando um sistema fotovoltaico, o proprietário fica mais independente aos aumentos constantes das concessionárias de energia. Além desses benefícios diretos, gerando sua própria energia, ele deixa de sobrecarregar a rede da sua rua, ajudando a aumentar a qualidade da distribuição de energia na sua região", explica.

O mais incrível é que a tecnologia se popularizou e hoje é um investimento de fácil acesso, não apenas para empresas.

"Os preços de um sistema de energia solar nunca estiveram tão baixos, além disso, os bancos e cooperativas de crédito criaram muitas linhas especializadas nesse produto, o que permite qualquer pessoa ter acesso aos benefícios da energia solar, existem linhas de crédito para todos os bolsos", complementa Fischer.