Qualifica Tech abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

11/10/2022 - 12:10

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, formalizou convênio com o a Fiesc/Senai para o Programa Qualifica Tech que vai oferecer vagas em cursos de tecnologia da informação. O emprego nesta área é praticamente garantido e os salários são atrativos – a remuneração média inicial é superior a R$ 4,7 mil, duas vezes e meia maior do que as demais ocupações, segundo análise do Observatório Fiesc.

O Qualifica Tech vai oferecer 10 mil vagas em Santa Catarina em cursos 100% on-line. Com uma metodologia ativa, os interessados poderão fazer os cursos auto instrucionais, 100% online e gratuitos, que darão oportunidade a jovens e adultos para iniciar sua carreira na área de tecnologia. O estudante poderá fazer os cursos no seu tempo, usando um computador ou o seu smartphone.

Serão oferecidos seis cursos de 20 horas, voltados para o conhecimento de conceitos iniciais do mundo da tecnologia. Os cursos são: Programação front-end; Programação back-end; Computação em nuvem; Data science; Customer success; e User experience. Além desses, também será ofertado o curso Lógica de Programação com JavaScript com 95 horas.

Nestes cursos, o estudante entenderá a temática, onde essa tecnologia é aplicada e quais os seus impactos, bem como os setores industriais com possibilidades para essa tecnologia. Tudo de um modo simples e didático para despertar o interesse pela profissionalização na área de tecnologia.

As vagas são destinadas para estudantes carentes, com idade mínima de 14 anos, que não possuam condição financeira de pagar o curso e para trabalhadores das indústrias contribuintes do SENAI e candidatos com deficiência.

O presidente interino da Fiesc, Gilberto Seleme explica que a Fiesc criou este programa gratuito visando promover o acesso da comunidade a uma educação de excelência e ampliar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Os cursos oferecidos por meio do Qualifica Tech são considerados a jornada inicial da formação no setor. Jovens e adultos, trabalhadores das indústrias precisam aproveitar esta qualificação”, diz.

O vice-presidente regional da Fiesc, Célio Bayer reforça a importância da qualificação nesta área, onde profissionais qualificados são muito requisitados. “Existe uma demanda crescente de profissionais qualificados na área de tecnologia e esta é uma grande oportunidade”, comenta.

O Prefeito de Jaraguá do Sul José Jair Franzner, explicou que o município vem trabalhando para oferecer cursos de capacitação de qualidade para a população e, que esta é uma das primeiras etapas para a implantação de um grande projeto de capacitação visando a empregabilidade”, Franzner ainda complementa dizendo que, “ouvimos as demandas de empresas locais e, a partir dos dados coletados, estamos estruturando um projeto que vai trazer mais qualificação profissional para as pessoas da nossa cidade e, consequentemente, fomentar a geração de empregos”.

SERVIÇO:

As inscrições podem ser feitas no site do Senai.

Para mais informações no telefone ou WhatsApp do SENAI Jaraguá do sul: (47) 3372-4564.

Confira os cursos que serão oferecidos por meio do Qualifica Tech:

Programação Front-end: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de programação front-end. Os alunos aprenderão a construir sites utilizando as principais linguagens de programação.

Programação Back-end: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da programação back-end. As aulas exploram os conceitos fundamentais da linguagem de programação Python, altamente popular e requisitada no mercado atual.

Computação em Nuvem: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da computação em nuvem, de modo a desenvolver suas habilidades técnicas no domínio da computação em nuvem e ser capaz de tomar decisões técnicas assertivas durante a execução de projetos nesta área.

Data Science: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de data science. Será apresentada uma introdução aos principais conceitos da área, bem como exemplos práticos de como você pode usar dados e técnicas de ciência de dados para resolver problemas em contextos do mundo real e comunicar essas soluções de maneira eficaz.

Customer Success: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de customer success. O principal objetivo desse curso é apresentar alguns conceitos do customer success, principalmente para quem está começando uma carreira nesta área, e quais são as habilidades básicas necessárias para que as empresas possam entregar um atendimento de excelência aos seus clientes.

User Experience: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da experiência do usuário (user experience), sendo indicado para alunos que já ouviram falar sobre experiência do usuário ou design de interface do usuário, mas não sabem muito sobre essas disciplinas.

As inscrições são feitas diretamente no site: http://cadastro.sc.senai.br/QualificaTech.