Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Qual é a relação da WEG com o lançamento de foguetes da SpaceX?

weg spacex

Starship´, foguete da SpaceX, pousa na torre de lançamento | Foto: SpaceX/Reprodução

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/10/2024 - 11:10 - Atualizada em: 18/10/2024 - 11:46

A multinacional catarinense WEG, sediada em Jaraguá do Sul, é famosa por ser uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo. Atualmente, a empresa está presente em cinco continentes e exporta para mais de 135 países.

E justamente a fabricação de motores elétricos da gigante catarinense chamou a atenção do mundo nos últimos tempos. Isso porque os motores da WEG estão envolvidos na cadeia produtiva que termina com o lançamento de foguetes da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

Mas, afinal, qual é o envolvimento da WEG neste processo? Embora a multinacional não possa comentar o assunto, sabe-se que ela fornece motores para a Atlas Copco Gas and Process, empresa que trabalha diretamente com a SpaceX.

 

 

Entenda a participação da WEG

Para lançar seus foguetes, a SpaceX necessita de grande quantidade de oxigênio para a propulsão. E, justamente por isso, ela construiu uma unidade de separação de ar própria.

A Atlas Copco, uma das líderes globais em compressores de ar, passou a fornecer o pacote principal do compressor para as unidades de separação de ar da SpaceX.

E, como parte do projeto, a WEG foi escolhida para produzir os motores que acionam as unidades.

Dessa forma, com um bom prazo de entrega, preços competitivos e qualidade de primeira, a WEG virou integrante essencial, ainda que indiretamente, dos ambiciosos projetos de Elon Musk, que recentemente encantou o mundo pousando a Starship na torre de lançamento.

O bilionário, aliás, após provar que foguetes podem, sim, dar ré, continua firme em suas convicções sobre Marte. Ele disse, em setembro deste ano, que irá levar cinco naves sem tripulação para o Planeta Vermelho até 2026.

 

Motores usados no projeto

Os produtos fornecidos pela WEG para acionar as unidades de separação de ar foram quatro motores de média tensão NEMA, da linha MGP, com 12,8 MW, 13,8 kV e quatro polos.

Eles foram instalados com os compressores em unidades de separação de ar localizadas em duas plataformas offshore diferentes, a alguns quilômetros de distância uma da outra.

A WEG, portanto, segue expandindo internacionalmente e participando de grandes projetos, que exigem produtos e serviços da mais elevada qualidade.

Os resultados estão sendo extremamente positivos, e isso fez com que a WEG se tornasse uma das queridinhas da B3. Somente no segundo trimestre de 2024, a gigante de Jaraguá do Sul registrou um lucro líquido de R$ 1,44 bilhão e as projeções para o futuro são bastante animadoras.

weg spacex

Motores da WEG foram produzidos na unidade da Índia | Foto: WEG/Divulgação

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação