Projetos de sustentabilidade e saúde vencem Jornada de Empreendedorismo em Joinville

Por: Pedro Leal

01/07/2022 - 13:07 - Atualizada em: 01/07/2022 - 13:33

A oitava edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), chegou ao fim neste domingo (26/06) após quatro semanas de workshops, treinamentos e mentorias em Joinville (SC). Entre as 19 equipes que participaram em busca da geração de novos negócios, seis tiveram os projetos totalmente aprovados e terão acesso a benefícios como pré-incubação gratuita e espaço para coworking. Além disso, as duas vencedoras, Papp Healthtech e Follow Compound, levaram R$10 mil cada para desenvolverem suas soluções e escalarem seus negócios.

Formada por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Papp Healthtech propõe uma solução para reduzir o tempo de espera para marcação de consultas médicas, visando evitar o problema de superlotação em emergências hospitalares. Já a Follow Compound se propõe a criar alternativas de destinação para o lodo da ETA — resíduo produzido durante o processo de tratamento da água de mananciais pelas companhias de saneamento básico. A ideia é que ele deixe de ser destinado a aterros sanitários industriais, como acontece hoje, e passe a ser inserido na cadeia produtiva da construção civil.

“O JEDI foi desenvolvido com o propósito de consolidar uma nova metodologia para desenvolvimento e validação de startups. Ao longo de quase um mês, as equipes são formadas, passam pela capacitação e desenvolvimento dos projetos, seguem com a prototipagem e vão a campo validar o modelo e buscar clientes. Ao final, os resultados são consolidados e apresentados em um pitch”, explica Dionei Domingos, diretor presidente do Join.Valle, movimento que atua na consolidação do ecossistema de inovação de Joinville e é responsável pela organização do JEDI.

Além das duas equipes, outros quatro projetos tiveram seus pitchs aprovados sem ressalvas pela banca de jurados, composta por empreendedores, executivos, referências em pesquisa e desenvolvimento, representantes de aceleradoras e investidores. Foram eles: Receba Fácil, que busca resolver o problema de indisponibilidade das pessoas para receber produtos comprados online; DLA, que tem como objetivo evitar o excesso de paradas em uma linha de produção por paradas nos equipamentos; Starports, projeto do Porto de Itapoá para solucionar a gestão da movimentação de carga em terminais portuários; e TrackMeal, que foca no desperdício de alimentos na indústria de refeições coletivas. As equipes foram avaliadas de acordo com o problema, solução proposta, modelo de negócio, diferencial, mercado, escalabilidade, concorrência e time.

Segundo o diretor presidente do Join.Valle, “um dos diferenciais da jornada é o fato de ela ter sido construída a várias mãos pelo ecossistema da região. Dessa forma, os participantes têm acesso a uma rede especializada de mentores e fazem networking com empresas, investidores e universidades, o que os ajuda a enxergar novas formas de desenvolver produtos e serviços e potencializa os resultados do programa”. Criada em 2019, a jornada já teve sete edições, mais de 500 participantes e 70 mentores, ajudando a formar mais de 30 startups em Joinville, como a DBM Eletrotech e a InvestCode. A próxima edição está prevista para acontecer entre setembro e outubro.