Projeto leva noções de empreendedorismo para alunos de Guaramirim

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Pedro Leal

21/08/2019 - 05:08

Dezoito alunos da rede municipal de Guaramirim estão recebendo aulas sobre empreendedorismo e mercado de trabalho no contraturno de suas aulas normais.

O projeto “Geração Empreendedora”, promovido pelo Núcleo Jovem Empreendedor (NJE) de Guaramirim, conta com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

O programa de quatro encontros se encerra nesta quinta-feira (22), seguido por uma experiência prática com empresários para 10 dos alunos.

Durante as aulas, são abordados temas como empreendedorismo, inovação e técnicas para reconhecimento de habilidades e autoconhecimento.

Para os alunos, esta é uma oportunidade de se preparar para a realidade do empreendedorismo, avalia o estudante Leonardo Henrique Silvatti, de 17 anos.

“Essa é uma oportunidade excelente para conhecermos como se faz no meio empresarial, como empreender. Agora temos ideia de como funciona e o que temos que fazer para entrar neste meio”, diz.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Como muitos jovens, Leonardo tem ambições de abrir sua própria empresa no futuro. Em seu caso, o setor almejado é o de segurança, que serviu de foco para a empresa modelo no programa, elaborada junto com Laina Caroline de Souza, também de 17 anos.

“Este projeto é um diferencial principalmente agora que estamos entrando no mercado de trabalho. Tenho noções de muitas coisas na vida do empreendedor, do que precisa levar em conta”, comenta a garota, que pretende empreender futuramente na área de RH.

Iniciativa inédita

Os quatro encontros ocorrem em terças e quintas-feiras, das 13h30min até as 17h, na sede da Aciag, na segunda etapa, dez jovens serão escolhidos para um “miniestágio” em empresas e comércios da região. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado em Guaramirim.

O programa é parte de uma iniciativa da Fascisc. No norte de Santa Catarina, Guararamirim foi a única a aderir ao programa.

A proposta, é despertar o espírito empreendedor em alunos do segundo ano do ensino médio, além de incentivar a cultura associativista.

“De forma geral, o projeto busca a aproximação entre os jovens e as empresas, compartilhar o nosso aprendizado com os futuros empreendedores e construir juntos, uma sociedade melhor e inovadora”, comenta o coordenador do NJE Guaramirim, Murilo Socreppa Linhares.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger