Projeto inédito em SC abre inscrições para startups de gastronomia

Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/07/2021 - 14:07 - Atualizada em: 08/07/2021 - 14:48

A Incubadora Fermento está com inscrições abertas para startups relacionadas ou pertencentes ao segmento de gastronomia até 10 de agosto. Considerado um dos primeiros projetos de incubação temática de food service no Brasil, irá selecionar negócios desde a fase de validação até o estágio de escala. A Fermento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC) e integrante da rede MIDITEC de incubadoras, que é gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo SEBRAE/SC.

O programa da Fermento é aberto para empresas de Santa Catarina que desenvolvam soluções inovadoras para desafios como meios de pagamento, custos de venda, open delivery, e-commerce, produtividade (automação, equipamentos), gestão financeira, entre outros.

Informações sobre o edital e inscrições para o programa de incubação estão disponíveis neste link.

O presidente da Abrasel/SC, Raphael Dabdab, destaca a importância da iniciativa para o cenário atual do segmento. “O setor da gastronomia foi um dos mais impactados pelos efeitos econômicos da pandemia. O momento é de retomada e de recuperação financeira, que está estimada em um período longo, de dois a cinco anos. Então, é muito importante ter a inovação como uma das chaves do sucesso para ter uma recuperação mais rápida e se destacar no mercado competitivo. A inovação é uma questão de diferenciação e sobrevivência, e é fundamental para o momento tão delicado que o setor vive”, afirma Dabdab.

O gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC, Jefferson Reis Bueno, cita que a Incubadora Fermento integra um projeto de expansão da rede MIDITEC por meio da difusão de sua metodologia por Santa Catarina e que fomenta a incubação no estado. “A rede MIDITEC é um grande sonho que está se tornando possível por conta do projeto de expansão. Além de Florianópolis e do município de Joinville, estamos iniciando a implantação em Blumenau, em Brusque e em outros municípios que desejam receber a metodologia, que é provada, testada, comprovada e premiada”. A incubadora MIDITEC foi reconhecida duas vezes como uma das melhores do mundo pela UBI Global.

Lançamento da Incubadora Fermento

O lançamento da Incubadora Fermento será no dia 14 de julho, às 19h. O programa, além de integrar e utilizar a metodologia do MIDITEC, reúne consultores especializados em startups do Sebrae/SC. A iniciativa conta com o patrocínio da Sodexo.

Inscrições para a live de lançamento da Fermento estão disponíveis neste link.