Corupá deu um passo estratégico para fortalecer sua vocação turística com o lançamento do projeto “Encantos de Corupá”, uma iniciativa que vai além da criação de uma marca e propõe a construção de um ecossistema integrado de turismo, comércio, cultura e experiência. A proposta é posicionar o município como um destino singular, unindo natureza exuberante, identidade histórica e hospitalidade.
Fabrício Henrique de Oliveira, diretor do Núcleo de Turismo da Associação Empresarial e que apresentou o projeto a lideranças locais na tarde de ontem (2), revelou que com o slogan “Um destino doce por natureza”, a marca valoriza dois pilares centrais que é a banana, símbolo econômico e cultural que rendeu a Corupá o reconhecimento de “capital da banana” e da mais doce do Brasil, e a natureza, representada por cachoeiras, trilhas, plantas ornamentais e paisagens que atraem visitantes durante todo o ano. A identidade visual também remete à atmosfera histórica do município, marcada por construções coloniais, o seminário e o tradicional passeio de maria-fumaça.

Reunião para discutir o assunto ocorreu na tarde desta segunda-feira (2) | Foto: Divulgação
Ainda, de acordo com Fabrício, mais do que um conceito visual, o projeto prevê ações práticas para envolver empresários, turistas e a comunidade. Entre elas está a criação de um selo de qualidade, que será concedido a estabelecimentos e pontos turísticos que participarem de cursos de atendimento ao visitante, integrarem uma Instância de Governança Regional (IGR) e forem aprovados por um núcleo gestor. A proposta é garantir padrão de qualidade, fortalecer o turismo local e valorizar a cultura da cidade.
Outro destaque revelado pelo Coordenador do Núcleo de Turismo da Aciac, é o passaporte turístico digital. Estabelecimentos com o selo receberão um QR Code que funcionará como carimbo virtual para os visitantes. A cada ponto visitado e escaneado, o turista acumula pontos que podem ser trocados por souvenirs, como cartões postais, canecas, bolsas e copos térmicos.
O projeto também prevê a criação de tags para produtos locais, fortalecendo a identidade da marca e aproximando artesãos, feiras regionais e bananicultores. Cartões postais com imagens da cidade, feitas por fotógrafos locais, serão comercializados para gerar receita e divulgar as belezas naturais de Corupá.
Na área de infraestrutura turística, serão instaladas placas com QR Codes em pontos estratégicos, direcionando os visitantes a um site oficial com mapa interativo, informações sobre gastronomia, hospedagem, passeios, eventos, calendário da cidade e um blog com conteúdos promocionais.
Eventos também fazem parte do plano, como a Aciacfest, prevista para setembro, e a realização de um Stammtisch em abril, que ajudará a custear as ações do núcleo de turismo. A divulgação contará ainda com redes sociais próprias, produção de conteúdo com influenciadores e dois outdoors na BR, incluindo mensagens de boas-vindas em espanhol para atrair turistas de países vizinhos.
Por fim, Fabrício Henrique de Oliveira destacou que o projeto aposta em cursos e treinamentos para ampliar o engajamento da comunidade, com capacitação de frentistas, colaboradores do comércio e ações nas escolas, além de oficinas de atendimento ao cliente, inspiradas no modelo “atendimento Disney”.