Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, cidades do Norte catarinense, foram recentemente premiadas pelo projeto turístico unindo os Cenários de natureza preservada, com cachoeiras, florestas de araucárias, trilhas, e um forte potencial turístico rural, ambiental e religioso.

Juntas, as cidades formam a região que agora é chamada de “Destinos do Quiriri”.

Esses critérios garantiram que a região fosse a única de Santa Catarina a ficar entre os finalistas do ciclo 2019/2020 do MuniCiência, iniciativa que reconhece ações inovadoras em cidades de todo o país, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que tem apoio da União Europeia no Brasil.

A proposta de turismo regional, realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal Quiriri - que integra as quatro cidades -, foi apresentada à premiação e selecionada ainda em 2019.

Agora, a decisão está nas mãos da comunidade catarinense: moradores podem votar para que o projeto seja um dos cinco campeões no país. A votação é online e deve ser feita pelo site do prêmio MuniCiência até o dia 31 de março.

O “Destinos do Quiriri” concorre com projetos de cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Amapá, Espírito Santo e Rondônia. Os vencedores ganharão uma viagem para participar de um seminário internacional, além de reconhecimento no país inteiro.

Conheça mais o projeto

O objetivo principal do projeto “Destinos do Quiriri” é promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Foram mapeados, nas quatro cidades, 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul