Projeto de Eficiência Energética em parque fabril da WEG economiza 50% de energia

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

16/02/2024 - 08:02 - Atualizada em: 16/02/2024 - 21:02

Em um cenário onde a sustentabilidade e a eficiência energética são cada vez mais cruciais para o meio ambiente e o desenvolvimento consciente da indústria, a WEG mantém seu compromisso em reduzir a emissão de carbono gerada pela empresa e melhorar o desempenho energético de seus equipamentos com a substituição de motores antigos por soluções mais eficientes em suas fábricas.

Seguindo com o Projeto de Eficiência Energética, foi realizado a substituição do motor W22 IR3 Premium, por um motor WECM (Electronically Commutated Motor WEG) de 4 kW, aplicado no ventilador da torre de resfriamento dos fornos de resina do parque fabril II em Jaraguá do Sul – SC.

O ar movido pela eficiência

A linha WECM, motores de imãs permanentes acionado por inversor de frequência integrado, alcança um rendimento muito superior ao atual IR3, sendo uma solução completa e versátil para aplicações de movimentação de ar.

O fornecimento representa uma economia significativa em diversos aspectos. Nesta aplicação, o motor WECM proporcionou uma economia de energia elétrica próximo a 50%, além de uma redução em torno de 190 kgCO2e/ano* e redução do consumo de água da torre de resfriamento, visto que foi possível otimizar a velocidade de operação do ventilador.

“Em um mercado que demanda cada vez mais a redução de emissões de carbono e a redução de custos operacionais, o WECM se destaca como uma solução eficiente e sustentável. Com a WEG na vanguarda da tecnologia, o WECM não é apenas mais um motor, mas um item fundamental na construção de um futuro mais limpo e consciente”, afirma a companhia.