Projeto contra o trabalho escravo causa polêmica entre deputados catarinenses, entenda

Por: Pedro Leal

09/10/2019 - 09:10 - Atualizada em: 09/10/2019 - 09:53

Um projeto de lei que trata de sanções contra empresas que utilizarem, direta ou indiretamente, trabalho análogo ao escravo, voltou a causar polêmica na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (8).

Ao fim do debate entre os deputados Jessé Lopes (PSL) – contrário ao projeto – e Marlene Fengler (PSD), favorável, a presidente do colegiado, Ada de Luca (MDB), pediu vista para tentar construir um consenso na próxima reunião.

De autoria da deputada Luciane Carminatti (PT), o PL 465/2017 proíbe a concessão de isenções fiscais, inclusão em programas de recuperação fiscal ou concessão de financiamento pelo poder público a estas empresas.

“Subjetividade”, diz Lopes

Para Jessé Lopes, a lei que define o trabalho análogo à escravidão é subjetiva – e é exatamente essa subjetividade que pode causar injustiças e atrapalhar empreendedores.

Ele deu um exemplo hipotético de um pequeno comércio que só teria condições de contratar alguém por valores abaixo do salário mínimo e sem registro – em outras palavras, que só teria condições de contratar na ilegalidade.

“Alguém pode trabalhar por 500 ou 600 reais que não seja fichado? Não pode. Só que às vezes é só o que o comerciante pode oferecer, e aquela pessoa quer aquele valor. E ele não está sendo obrigado a fazer aquilo. Só que perante a lei ele pode ser julgado da forma como se estivesse sendo praticado esse trabalho análogo ao de escravo, infelizmente”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, se aprovado, o projeto pode aumentar o desemprego.

“Acho que abrimos precedente para mais pessoas ficarem desempregadas, porque aquele que só pode pagar um pouquinho e aquele que quer receber aquele pouquinho não pode trabalhar. Não podemos penalizar quem está tentando trabalhar decentemente no Brasil”, declarou.

Lei já é clara

No entanto, a posição de Lopes de que a lei seria subjetiva e que o projeto seria arbitrário não é compartilhada pelo restante do legislativo.

A deputada Marlene Fengler ressaltou que o PL não trata das definições de trabalho escravo ou análogo à escravidão e que isso já está bem claro tanto no Código Penal quanto numa portaria interministerial que trata do assunto.

“O que a deputada Carminatti propõe aqui é que uma vez dados todos os direitos do contraditório, tendo seguido todo o processo legal vigente, uma empresa que for realmente constatado que ela praticou esse crime – porque é um crime – ela não terá direito a nenhum tipo de benefício fiscal oferecido pelo Estado. Essa é a discussão”, esclareceu.

“Por isso eu sou a favor, porque acho que se uma empresa, uma pessoa, cometeu um crime, não pode ter direito a esse benefício, mas a discussão é ampla e vai longe mesmo”, completou.

Jessé concordou que o debate ainda terá vários capítulos, mas vê com bons olhos a discussão. “Isso faz parte da democracia para a gente construir a melhor ideia”, disse o deputado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger