Mais de 700 jovens que vivem em serviços de acolhimento de Santa Catarina participarão, a partir desta quarta (29), de formaturas em 16 cidades do estado para receber certificados de cursos profissionalizantes.
Para eles, a formação representa uma oportunidade concreta de autonomia, já que, ao completar 18 anos, precisam deixar os lares provisórios e seguir a vida sozinhos.
Os formandos fazem parte do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 para levar saúde, educação e qualificação profissional a crianças, adolescentes e jovens em situação de acolhimento.
A primeira cerimônia será nesta quarta (29), em Lages, no Auditório do Senai, às 17h. O próximo evento será em Luzerna, na quinta (30), também às 17h, no Senai do município. Em Jaraguá do Sul, o evento ocorrerá no dia 3 de dezembro.
As formaturas incluem homenagens a empresas parceiras e cidadãs que apoiam os jovens com doações ou oportunidades de trabalho, além de pessoas que contribuem de forma voluntária, oferecendo oficinas e atividades de capacitação.
O programa Novos Caminhos já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens desde sua criação. Foram realizadas 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais, e 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, incluindo empregos formais, estágios e programas de aprendizagem industrial.
A iniciativa é uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC).