Na noite dessa quarta-feira, dia 21, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, formaram-se 171 alunos do Programa Qualifica Jaraguá. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com Fiesc/Senai e oito empresas de Jaraguá e região.
Trata-se de cursos profissionalizantes oferecidos no Senai, financiados pelo poder público e também pela iniciativa privada. As empresas parceiras dessa edição foram Grupo Elian, Grupo Malwee, Grupo Menegotti, Live, Marisol, Proma Construções e Negócios, Sol Paragliders e Tecniwer.
Os cursos foram oferecidos prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregados, de setembro a dezembro deste ano, no Senai da Barra do Rio Molha e Senai de Três Rios do Sul, este ao lado do Parque da Inovação. Os cursos oferecidos foram de costureiro, soldador MIG/MAG/TIG, instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, mecânica básica de automóveis, operador em usinagem convencional, assentador de revestimento cerâmico e porcelanato, montador de painéis elétricos, operador e programador de máquinas de usinagem CNC.
Mais de 80% dos 171 alunos do programa saíram da capacitação com emprego garantido. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, explica que o sucesso do programa se deve, principalmente, à parceria entre o poder público e a iniciativa privada e às estratégias utilizadas para a escolha dos cursos a oferecer.
As escolhas dos cursos foram baseadas na necessidade de mão de obra das indústrias e empresas de Jaraguá do Sul. “As empresas foram parceiras do programa e desde o início se envolveram com o desenvolvimento das capacitações. O programa ajudou as empresas que precisavam de mão de obra qualificada e, também, as pessoas em vulnerabilidade social e desempregadas. O curso foi totalmente gratuito para os alunos”, explica Sarmanho.
O prefeito Jair Franzner enfatiza que o programa melhora a economia do município e diminui a falta de mão de obra nas principais áreas produtivas da indústria. “A nossa cidade é terra de gente trabalhadora, empreendedora e inovadora. Esse programa só reforça esse perfil”, ressalta Franzner. Com o sucesso da primeira edição do Programa Qualifica Jaraguá, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já estuda manter ou até ampliar o programa para o ano que vem.