Programa Novos Valores leva experiência profissional a estudantes de SC

Por dois anos, a rotina de estágio da estudante de Serviço Social Amália Einhardt Alves Vieira, foi dentro do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Florianópolis. Ela foi contemplada com a bolsa do programa Novos Valores, do Governo de Santa Catarina, criado para permitir aos alunos conhecer na prática os aprendizados teóricos oferecidos nos bancos escolares.

A paixão por conhecer as demandas do sistema prisional surgiu desde o início da faculdade. A jovem de 23 anos conta que a primeira oportunidade que teve foi em 2016, entre os meses de maio e agosto, na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Desde que foi criado, em 2007, o programa já beneficiou diretamente mais de 20 mil alunos de diversas áreas do conhecimento com vagas em diferentes setores do Executivo. Atualmente, cerca de 2,3 mil alunos integram o programa. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Administração, em parceria com a Secretaria de Educação.

O Programa Novos Valores tem a finalidade de assegurar oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante residente no Estado de Santa Catarina.

A ideia é que o estudante aplique na prática o conhecimento teórico inerente à área de formação, exercendo um estágio nos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual.

Podem participar estudantes com mais de 16 anos que estejam regularmente matriculados. A oportunidade é válida para alunos do ensino médio, da educação profissional, do ensino superior e educação especial ou de educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade à distância.

Para garantir a inscrição, o estudante precisar procurar a própria instituição de ensino a qual está matriculado, para atuar em até quatro horas diárias. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?