Programa Novos Caminhos quer ampliar empregabilidade a jovens em acolhimento

Por: Pedro Leal

16/06/2023 - 11:06 - Atualizada em: 16/06/2023 - 11:10

Com o objetivo de reconhecer parcerias e sensibilizar empresas para a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade, egressos de acolhimento pelo Estado, o programa Novos Caminhos reuniu representantes de empresas de Jaraguá do Sul e região na quarta-feira (14).

No encontro foram apresentados resultados do programa, que surgiu em 2013 como resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Associação dos Magistrados.

Ao ingressarem no programa, os jovens são acompanhados individualmente em Casas de Acolhimento e encaminhados para a escolarização, profissionalização e atividades complementares que visam melhoria da saúde e de integração social. Atividades de reforço escolar, capacitação e qualificação ao mercado de trabalho, dão oportunidades ao atingirem a maioridade e deixarem a tutela do Estado.

Para o vice-presidente regional da Fiesc, Célio Bayer, o programa tem se mostrado assertivo graças à sólida parceria construída com a participação de empresas, do Judiciário e sociedade. “A maior prioridade para que estes jovens tenham a possibilidade de um futuro melhor se dará sempre pela educação. Por isto, fazemos um chamamento especial por mais adesões ao programa, que mais do que preparar estes jovens para o mundo atual, para o trabalho, os prepara para a vida”, acentuou.

A juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Vara da Família, Infância, Juventude e Idoso, também destaca a importância de fortalecer as iniciativas de inclusão de jovens atendidos pelas casas de acolhimento.

“A empregabilidade é vital para que eles tenham autonomia e independência necessárias para a sua sustentabilidade e reconstruírem suas vidas na maioridade”, afirma, destacando a importante contribuição de entidades na oferta de cursos de formação, como SESI, SENAI, SENAC e SESC, e as parcerias das entidades – Fiesc, Fecomércio, Faesc e CIEE/SC. Os resultados do programa trouxeram reconhecimento nacional ao programa e, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, está sendo replicada a outras regiões do País.

Sandro Volpato Faria, gerente de Responsabilidade Social da Fiesc, e Rosana Baron Zimmer Mendes, interlocutora do programa Novos Caminhos, também apresentaram resultados de iniciativas da entidade com foco na educação, saúde e inclusão.

No encontro foram apresentados trabalhos do curso de fotografia ministrado a menores atendidos pelo programa, em exposição no Jaraguá do Sul Park Shopping; entregues a Casas de Acolhimento kits com lençóis do projeto Retalhos do Bem e bolas de futebol por meio do projeto Tampinhas do Bem e certificados de reconhecimento a voluntários e às empresas Zanotti Elásticos e Jaraguá do Sul Park Shopping.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).