Programa de Incubação da Prefeitura abre inscrições para novos empreendedores em Joinville

Por: Tanara Fagundes

20/11/2019 - 15:11 - Atualizada em: 20/11/2019 - 15:25

A incubadora pública Join.Cubo está com as inscrições abertas para o processo seletivo de novos empreendedores para o Programa de Incubação, que se inicia no primeiro semestre de 2020.

As inscrições vão até o dia 26 de janeiro de 2020 e oferecem 50 vagas para a formação gratuita, que tem dois anos de duração, sendo três vagas destinadas aos candidatos com deficiência.

Empreendedores individuais ou coletivos, formalizados ou não, acima de 16 anos de idade e residentes em Joinville, podem se inscrever, com prioridade para pessoas em vulnerabilidade social, inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e benefícios sociais do Governo Federal.

Caso as vagas não sejam preenchidas, serão abertas as oportunidades para as demais pessoas.

“A população em geral pode participar do processo seletivo, porque a gente entende que, capacitando pessoas, a gente vai melhorar a economia local como um todo. Tem muitas pessoas lá nos bairros que fazem coxinha, bolo, cuca, vendem isso e geram renda, só que às vezes não sabem se organizar. É esse público que a gente quer alcançar”, explica Lisielen Miranda Goulart, gerente de fomento à geração de emprego e renda.

Administrada pela Prefeitura de Joinville, a incubadora foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (Siop), da gerência de Fomento à Geração de Emprego e Renda.

A Join.Cubo já existe há 4 anos e oferece capacitações, pelo período de dois anos, a quem deseja empreender ou que já tenham empreendimentos estruturados.

A incubação envolve temas desde metas, marketing, processos de qualidade, a tópicos de vendas, persistência, formalização com uma grade curricular ampla, com objetivo de ajudar os empreendedores a organizarem e estruturarem seus negócios.

Inscrições

O processo seletivo ocorre por meio da aplicação do preenchimento de questionário socioeconômico contendo informações sobre o negócio a ser desenvolvido.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site da Prefeitura de Joinville, até as 23h59 do dia 26 de janeiro, ou presencialmente, na sede da incubadora Join.Cubo (no prédio do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador – Cepat), na rua Abdon Batista, 342, no Centro, de segunda a sexta, das 8 às 13h30, exceto nos feriados e pontos facultativos.

As inscrições presenciais também podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), respeitando o horário de atendimento ao público de cada unidade e a data limite de 26 de janeiro.

A lista completa com os classificados para as vagas será publicada no dia 29 de janeiro e as matrículas serão realizadas nos dias 3 e 4 de fevereiro, quando deverão ser apresentados os documentos conforme a lista disponível no edital. O início das aulas será no dia 11 de fevereiro de 2020.

Mudança de vida

Uma das empreendedoras capacitadas pela Join.Cubo é a artesã Mara Rosana dos Passos Ristow, que iniciou seu negócio próprio há oito anos.

“Comecei simplesmente como um hobby, para ajudar uma amiga minha a aumentar a renda dela, fazendo pintura decorativa em madeira, e vi que era algo gostoso de fazer. Eu estava trabalhando como professora, ainda, mas já estava canalizando isto para que, depois que me aposentasse, fosse outro trabalho meu”, explicou.

Depois do interesse pela atividade, Mara decidiu se capacitar e fez um curso de pintura em madeira.

“Do hobby virou empreendimento. Agora sou aposentada e artesã com carteirinha. Minha empresa, que agora eu vou acreditar que é real, produz artesanatos em MDF, em madeira de demolição e reciclagem, vidros de conserva e metal”, conta.

A empresa foi registrada no ano passado, durante o curso de formação. O conhecimento e o incentivo recebidos durante a formação foram a base para o seu negócio.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger