Completado um ano da publicação de suas diretrizes no Diário Oficial da União, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, mais conhecido como Programa Centelha, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), superou as expectativas do governo federal e de seus apoiadores.

O programa surgiu como uma expansão e ampliação de programas como o antigo Sinapse da Inovação, levando a nível nacional programas que antes eram de alcance estadual.

Este ano, o programa entrou na fase de abertura de editais pelos 21 estados cadastrados no Centelha. Nem todos os estados participam porque a decisão em aderir ao Centelha cabe a cada um.

“Temos tido resultados bem expressivos”, disse Vitor Dias Kappel, que trabalha na área de centralização da Finep. “Tem superado qualquer expectativa ou magnitude. Nunca tivemos um programa em uma escala dessa, tão expressivo. Está indo muito além. Todos os estados têm feito um desempenho invejável, com exceção de Pernambuco”, disse. “Vemos com muitos bons olhos os resultados alcançados”, acrescentou.

Resultados no município

Um dos responsáveis pela divulgação do programa em Jaraguá do Sul através de um convênio com a Finep, Victor Danich, gestor da incubadora de empresas JaraguaTec, parte do núcleo de Inovação da Católica de Santa Catarina, o Inova Católica, destaca o sucesso do programa na região.

"Temos hoje sete empresas de Jaraguá do Sul com ideias no programa. Lançamos o evento junto à Spin e o Centro de Inovação e temos um grande número de ideias inovadoras para entrar no Centelha", diz.

Segundo o professor e mestre em engenharia da produção, a quantidade de projetos levados ao programa no Estado - foram 266 neste primeiro ano - levou a Finep a buscar mais avaliadores para o programa.

"A quantidade de ideias promissoras que precisam de recursos é muito grande, e por conta disto precisamos de cada vez mais rigor na avaliação", conta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger