Procons de Blumenau e Gaspar divulgam pesquisa de preços dos chocolates de Páscoa

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

29/03/2021 - 16:03 - Atualizada em: 29/03/2021 - 18:33

O Procon de Blumenau concluiu a pesquisa de preço dos chocolates de Páscoa junto a oito estabelecimentos comerciais da cidade, priorizando os produtos com maior e menor valor de venda aos consumidores.

A lista é composta por 33 chocolates de marcas como Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher e Kinder. Além dos preços, o levantamento também apresenta o peso dos produtos, permitindo que a população saiba com antecedência qual a melhor opção para a compra de acordo com o orçamento familiar.

A pesquisa ocorreu entre os dias 19 e 22 de março. De acordo com o Procon, os valores podem sofrer variação para mais ou menos, conforme decisão de cada estabelecimento.

O estudo completo está disponível aqui.

Pesquisa em Gaspar

Da mesma forma, o Procon de Gaspar fez o levantamento de preços dos produtos de Páscoa no comércio da cidade. A pesquisa ocorreu em seis estabelecimentos, no dia 23 de março, e apontou uma variação de até 27% nos valores de sete marcas conhecidas no mercado, com 47 produtos comparados, entre ovos de chocolate, caixas de bombons e barras de chocolate.

Segundo o superintendente Thiago Zardo Machado, o consumidor deve pesquisar os preços antes de adquirir um produto. “É muito comum ter uma variação considerável nos itens de Páscoa, e para que o consumidor não seja lesado, aconselhamos a realização de uma pesquisa de preços”.

Além disso, o Procon de Gaspar recomenda que as pessoas observem os prazos de validade de cada produto. Conforme a Lei Estadual n. 13.098/04, os estabelecimentos são obrigados a divulgar a data de validade das mercadorias com valores promocionais.

Para ter acesso ao estudo de Gaspar, basta clicar aqui.