Procon de Jaraguá do Sul explica como evitar fraudes

Foto Unsplash

Por: Pedro Leal

01/06/2021 - 12:06 - Atualizada em: 01/06/2021 - 12:32

O Procon de Jaraguá do Sul divulga os principais motivos de reclamação registrados nos seis primeiros meses do ano. O campeão continua sendo o empréstimo consignado fraudado, aplicado em aposentados e pensionistas do INSS.

Em segundo lugar, golpes aplicados pela internet e Whats App, com boletos falsos.

Em terceiro, ofertas prometidas “de boca” por vendedores.

O diretor do Procon, Ronnie Lux, orienta sobre como se prevenir das fraudes ou como agir caso já tenha sido vítima de um golpe.

Empréstimo consignado fraudado

O que é: Credoras mal intencionadas fazem depósito de valores sem a solicitação do aposentado. Chegam a fraudar assinaturas de pedido de empréstimo.

Como prevenir: Realizar o bloqueio, por meio do “Meu INSS”, de qualquer tipo de contrato consignado. Checar por extrato todos os meses o recebimento da aposentadoria ou pensão. Se houver qualquer depósito não previsto, não usar o dinheiro.

Como remediar: Registrar Boletim de Ocorrência e marcar atendimento no Procon, para que o banco seja contatado e a situação seja resolvida.

Golpe pela internet

O que é: consumidores que compram mercadoria pela internet são contatados pelo Whats App ou por telefone e recebem boleto falso para pagamento (aparece no boleto o nome real da empresa onde o consumidor comprou a mercadoria, porém CPF ou CNPJ é falso).

Como prevenir: se houver esse tipo de contato (Whats App, telefone), antes do pagamento sempre checar antes nos canais oficiais do site ou da empresa de onde está comprando. Checar CPF ou CNPJ da empresa.

Como remediar: Registrar Boletim de Ocorrência e marcar atendimento no Procon.

Brindes ou ofertas prometidas

O que é: Vendedores que prometem que se comprar determinado produto, ganha outro, ou recebe melhoria, ou desconto. Na hora de a oferta se realizar, fica o “dito pelo não dito”.

Como prevenir: Peça que a oferta seja feita por escrito. Caso contrário, fica muito difícil comprová-la.

Como remediar: marcar atendimento no Procon.

Serviço

O Procon funciona na Rua Leopoldo Malheiro, 15, no Centro. Telefones para agendamento: 3275-3893 ou 3275-3237. O agendamento também pode ser feito pelo site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.