Procon dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Por: Pedro Leal

09/11/2021 - 15:11

Conceito comercial criado nos EUA e que sempre causa bastante movimentação entre os consumidores na última sexta-feira de novembro às vésperas do período de Natal, a Black Friday já faz parte da vida dos brasileiros desde o início da década de 2010. Por conta disso, em 2019, o setor varejista nacional registrou um faturamento na data de R$ 3,2 bilhões, o que representou 20 vezes mais vendas do que nos resto daquele ano.

No entanto, em 2020 com a chegada da pandemia de Covid-19 houve retração significativa do consumo. Quadro este que deve mudar com o avanço da vacinação e queda nos índices de contágio. Pelo menos esta é a expectativa do setor varejista. Com isso, a Black Friday deve ganhar força, mas também vai exigir mais atenção dos consumidores para evitar “armadilhas”, mascaradas em promoções.

De olho nesta retomada de consumo “Pré-Natal”, a equipe da agência jaraguaense do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) elaborou algumas dicas para evitar surpresas desagradáveis durante e depois da Black Friday, prevista para o próximo dia 29. Vamos a algumas elas:

1) Analise seu bolso – verifique a sua situação financeira antes de aproveitar a Black Friday. Mesmo com muitos descontos à disposição, é melhor evitar compras do que se enrolar com dívidas, especialmente no cartão de crédito.

2) O planejamento é o seu melhor aliado. Cuidado com as famosas “compras por impulso”. Tenha em mente aquilo que você precisa e foque no que é essencial. Faça listas de prioridades para aproveitar os descontos e não se perder em meio a tantas opções.

3) Fique atento com as parcelas e o limite do seu cartão. As compras parceladas ajudam a garantir produtos mais caros sem precisar gastar tudo de uma vez só. Mas não diminuem o valor total da compra. Além disso, as parcelas podem pesar na organização financeira dos meses seguintes. Veja qual o limite disponível na fatura antes de aproveitar a Black Friday. E confira as condições de parcelamento antes da compra.

4) Pesquise os preços e tenha cuidado com falsas promoções. Algumas lojas sobem o valor dos produtos um pouco antes da Black Friday para no dia da promoção voltar ao normal. Dando, assim, impressão de um bom desconto. Por esse motivo, a data ganhou o apelido de “Black Fraude” em alguns lugares. Então, que tal usar sites de comparação de preços e cupons de desconto que ajudam a monitorar as melhores promoções da Black Friday? No próprio site da Black Friday dá para receber por e-mail os principais descontos das empresas. Além disso, também é possível fazer suas pesquisas de preço usando os sites, como os indicados abaixo, para facilitar sua organização para as compras nesse dia:

  • Zoom
  • Buscapé
  • Cupom Nation
  • Já Cotei
  • Precifica
  • Busca Cupons
  • Proteste

5) Cuidado com as ofertas “super imperdíveis”. Desconfie de altos descontos, eles podem ser sinal de uma falsa promoção. Tenha em mente que os lojistas precisam ter lucro com as vendas.