Priorizando capacitação para o pós-pandemia, Movimento Santa Catarina pela Educação entra em nova fase

Foto Felipe Scotti/Divulgação

Por: Pedro Leal

31/08/2020 - 11:08

Estratégias para seguir qualificando profissionais foram debatidas durante reunião virtual do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação, na semana passada.

Conduzido pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o encontro abordou o novo ciclo do Movimento, que passará a qualificar trabalhadores desligados durante a pandemia para a recolocação no mercado de trabalho.

Além dos conselheiros, vice-presidentes da Fiesc também acompanharam a reunião.

“Certamente teremos uma sociedade diferente da que tínhamos antes da pandemia. Então, também na educação, nós precisamos redirecionar as nossas ações. A educação é um fator fundamental para preparar a nossa sociedade para um novo mundo que virá. Precisamos nos preparar para essa mudança de comportamento das pessoas e de hábitos. Uma das ações é o incremento ao ensino a distância, acelerando algo que já estava previsto no longo prazo. Isso hoje já é uma realidade”, frisou Aguiar.

O diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira, apresentou o reposicionamento do Movimento, que concentrará sua agenda na qualificação de profissionais desligados para a inclusão no mercado de trabalho.

“A importância do Movimento é inequívoca e, por influência da pandemia e de olho no período pós-pandemia, vamos nos concentrar em uma agenda pragmática com foco nas empresas e no trabalhador, com educação voltada ao mundo do trabalho, para a reinvenção da economia”, salientou.

Adriana Cassol, gerente-executiva de Educação da rede SESI SENAI, complementou afirmando que as empresas também pensam em caminhos para a recolocação desses trabalhadores. “Para facilitar a conexão destes profissionais com as empresas, vamos desenvolver uma plataforma digital”, acrescentou.

Qualificação profissional

Entre os temas transversais a serem abordados na qualificação estão mundo digital, inglês, português, matemática, economia pessoal, lógica de programação e competências socioemocionais. Em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC), o Movimento atuará no planejamento de carreiras.

O vice-presidente regional da Fiesc para a região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, destaca a importância da qualificação de pessoas que perderam emprego por conta da pandemia, além da oportunidade de inserir no mercado de trabalho jovens e adultos.

“No Comitê de Desenvolvimento Regional temos este alinhamento definido, principalmente considerando os novos métodos e modelos de gestão que surgem a partir desta nova realidade que a crise gerou”, diz Bayer, considerando áreas ligadas à inovação e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

O empresário ressalta que setores como mobilidade, energias renováveis e tração elétrica já fazem parte das preocupações do comitê desde que foi formado em 2019, com o envolvimento da classe empresarial, instituições de ensino e poder público de Jaraguá do Sul e região.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul