Primeiro trimestre registra queda de 55% nos emplacamentos

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 08/04/2016 - 10:34

A número de emplacamentos em Jaraguá do Sul teve queda de 55% no primeiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março deste ano, foram emplacados 486 veículos, contra 1.095 no mesmo período de 2015. O resultado foi o pior para o primeiro trimestre desde 2003, quando teve início o registro mensal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Santa Catarina.

Se levados em conta somente os três primeiros meses do ano, houve um aumento de 0,43% no número de emplacamentos, o que representa o pior índice para o período desde o início da série do Detran de SC. É a primeira vez que o número fica abaixo da casa dos 1,00%. A menor taxa havia sido registrada no primeiro trimestre de 2013, quando os emplacamentos aumentaram exatos 1,00%.

A retração do setor acompanha o cenário nacional para vendas de carros novos. Um levantamento divulgado esta semana pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostra que a produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, caiu 27,8% no primeiro trimestre deste ano no país, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o coordenador do núcleo de concessionárias da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Robinson Marcolla, o setor tem enfrentado um momento atípico, em que a crise econômica está refletindo emocionalmente nas decisões de compra. “O que se vê é um consumidor que deixa de comprar por precaução”, analisa.

Para contornar o problema, o setor tem investido em ações para ampliar a confiança do consumidor na região. Segundo Marcolla, a principal estratégia está em mostrar que, comprando na cidade, o consumidor estimula a circulação de dinheiro, gera empregos e movimenta a economia. “Nossa expectativa é de que até junho fique o mercado fique mais estável e, quem sabe, a partir de julho, volte a apresentar resultados melhores”, estima o coordenador da Acijs.

Frota cresceu duas vezes mais do que população nos últimos anos
Em março deste ano, a frota de Jaraguá do Sul chegou aos 111.996 veículos, o que significa que 68% da população do município está motorizada. Segundo dados do Detran de SC, entre 2007 e 2015, a frota da cidade cresceu 60%, duas vezes mais do que o aumento da população no período, que foi de 26%. Segundo Marcolla, dados do setor estimam que o jaraguaense troca de carro, em média, a cada três anos, almejando principalmente o veículo zero quilômetro.

Segundo o prefeito Dieter Janssen, o fácil acesso ao crédito e o alto poder aquisitivo da população local são os principais fatores para um crescimento tão representativo no número de veículos na cidade. “Se não levarmos em conta pessoas idosas e crianças, temos praticamente um automóvel por morador. Ou seja, em alguns anos teremos um trânsito insustentável. Por isso temos investido em ações que estimulem o uso da bicicleta e do transporte público”, explica.

No Plano de Mobilidade Urbana, que deve ser finalizado até junho, estão sendo estudadas ações voltadas para a melhoria do transporte coletivo (que vão desde os veículos utilizados e pontos até o valor da passagem) e do incentivo ao uso da bicicleta (ciclofaixas e ciclovias).

“No Brasil, incentiva-se muito a compra do automóvel. Aqui, queremos que todos tenham seu carro, que é um sonho, mas que utilizem este meio de transporte mais para lazer e emergências, e procurem opções mais benéficas no seu dia a dia, como ida ao trabalho ou à escola”, defende o prefeito.