Já se enraizou na mente do brasileiro a associação do leão com a cobrança do Imposto de Renda e as responsabilidades para com o fisco e a Receita Federal. Mas por que o leão se tornou símbolo do Imposto de Renda?
Segundo o portal G1, essa associação começou com uma campanha publicitária dos anos 80. A ideia era mostrar que o imposto de renda podia ser domado, mas que, se alguém resolvesse desafiar o Fisco, poderia correr risco e ter problemas.
A primeira peça publicitária com a imagem do leão foi veiculada no início de 1980. A propaganda mostrava um domador e um leão e começava com a narração: “Um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço”.
O filme do governo federal terminava com o domador abraçando o leão e a mensagem: “Faça a sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar”. A campanha foi criada pela equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ – atual DPZ&T.
Segundo o livro “História do Imposto de Renda no Brasil”, da Receita Federal, a escolha do leão foi pautada nas seguintes características:
- É um animal nobre, que impõe respeito e demonstra sua força pela simples presença
- É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar
- É justo
- É leal
- É manso, mas não é bobo
Em 10 anos, foram realizados mais de 30 filmes, além de peças para jornais e revistas, em que um leão de verdade aparecia como protagonista nas mais diversas situações: andando pelas ruas, dentro de casa, subindo pelas paredes e até sendo entrevistado.
Em uma das peças que buscava refletir os hábitos das famílias nos anos 80, a propaganda mostrava uma sala, com o marido preenchendo a declaração, a esposa fazendo crochê, a filha lendo uma revista em quadrinhos, o filho sentado no chão e o leão observando a papelada espalhada pela mesa.
No final do filme, o homem a entrega a declaração, preenchida, na boca do leão, e o felino sai da sala com o papel na boca. Veja abaixo a propaganda:
As propagandas com o leão fizeram um grande sucesso na época. “A imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais bem sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira”, afirma o livro da história do IR.
A Receita Federal destaca que o leão chegou até aos dicionários. O “Houaiss” associa o animal ao órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda. Já segundo o “Aurélio”, o termo é o órgão arrecadador do imposto de renda. Para o “Sacconi”, leão é o serviço de arrecadação do imposto de renda.