Presidente do Banco do Brasil põe cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

26/02/2021 - 17:02 - Atualizada em: 26/02/2021 - 17:55

De acordo com informações do jornal O Globo, que cita fontes do Palácio do Planalto, o presidente do Banco do Brasil (BBAS3) André Brandão, colocou o cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o jornal O Globo, Brandão tomou a decisão de colocar o seu cargo à disposição depois de observar o destino do presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Roberto Castello Branco, demitido por Bolsonaro.

“O executivo, que assumiu o cargo em setembro do ano passado, quis evitar esse tipo de constrangimento”, aponta a publicação.

A notícia derrubou as ações do banco, que às 17h30 operavam com queda de 4,71%, a R$ 28,11.

Brandão teve uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes no começo desta semana. Foi nela que manifestou o desconforto em permanecer no cargo, depois dos rumores de que Bolsonaro queria substitui-lo.

Segundo a publicação, foi pedido a ele que permaneça à frente do BB por mais um tempo até que se encontre um substituto.

Entre os cotados, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, o secretário-executivo do Ministério da Cidadania, Antônio Barreto, e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Brandão já enfrentava uma situação bastante delicada desde o início do ano, quando anunciou um plano de reestruturação do banco envolvendo fechamento de agências e do plano de demissão voluntária que desagradou o presidente Jair Bolsonaro – que buscou forçar uma demissão do executivo, bem avaliado pelo mercado.

Na ocasião, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, conseguiu convencer Bolsonaro a não tirá-lo do cargo, frisando que uma demissão seria avaliada como interferência política em uma empresa pública que tem ações na Bolsa.