Prêmio Nacional de Inovação revela vencedores nesta terça

Divulgação/Christal

Por: Pedro Leal

26/09/2023 - 08:09 - Atualizada em: 26/09/2023 - 08:24

Iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o 8º Prêmio Nacional de Inovação (PNI) revela os vencedores em cerimônia que será transmitida on-line, a partir das 19h desta terça-feira, 26 de setembro.

O prêmio, que reconhece as melhores práticas de inovação do país, teve 3.005 inscritos de todos os estados. Nove ecossistemas de inovação, oito pesquisadores e 39 empresas foram pré-selecionadas e entram na reta final. Santa Catarina é o segundo estado com maior número de finalistas, com doze indicações, logo atrás de São Paulo, com 16.

Apenas duas das catarinenses indicadas ao 8º Prêmio Nacional de Inovação (PNI) se classificaram em três categorias – uma delas é a holding CHRISTAL, de Timbó. A CHRISTAL foi pré-selecionada nas categorias “inovação em processos de negócios”, “inovação para a sustentabilidade” e “gestão da inovação”.

Com história de 50 anos, a CHRISTAL congrega cinco marcas – RUDOLPH, RUFIX, rup!, USITIM e Movai – e tem forte atuação como provedora do mercado automotivo, entre outros segmentos. Recentemente, concluiu a digitalização dos processos industriais na planta da RUDOLPH, com aporte do Programa Finep 2030 Empresarial, reunindo investimentos de R$ 3 milhões.

O grupo tem envolvido seus times em um movimento de transformação cultural que é entendido pelos gestores como uma jornada de reinvenção das operações. Um passo relevante, também em 2022, foi a criação da rup!, unidade focada na identificação de novas oportunidades de colaboração e alianças estratégicas, abrindo as portas do grupo para o ecossistema da inovação e as cadeias industriais, como uma plataforma que integra pessoas, marcas e negócios.

Em síntese, a missão da unidade, segundo o CEO Alex Marson, é a construção de pontes para a chamada neoindustrialização, conceito que se distingue da reindustrialização ao sugerir uma retomada das atividades industriais com base em novos paradigmas.

O executivo menciona outras ações que compõem a cultura da inovação na CHRISTAL, como a parceria com atores do ecossistema de inovação (Finep, Senai, Embrapii e ABDI, entre outros), a implementação de modelos inovadores de negócio para as unidades do grupo e a criação da Movai, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos para o setor industrial.

No mesmo contexto, um ponto alto foi o início das operações da solução de planejamento de sistemas complexos de produção em tempo real, apoiado por inteligência artificial, desenvolvido junto à Fundação Certi e a PPI Multitask, do grupo WEG.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).