A ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, através do seu Programa de Qualidade – PQC – premiou os principais cafés brasileiros nas categorias Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte. A entrega dos certificados aos ‘Melhores da Qualidade 2018’ aconteceu em 1º de outubro, Dia Mundial do Café, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Estiveram presentes na cerimônia o Embaixador Marcos Bezerra Aboot Galvão, Ministro Interino das Relações Exteriores, o presidente da ABIC Ricardo Silveira, embaixadores de países consumidores da bebida, além de representantes do setor e da cadeia produtiva de café.

Neste ano, o vencedor na categoria ‘Gourmet’ foi o Café Três Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. O segundo lugar ficou com a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet, e o terceiro com o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

A categoria ‘Superior’ premiou a Indústria e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. O segundo lugar ficou com a Santana Comércio e Exportadora, com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr, e o terceiro com a Café UTAM e seu Café UTAM Speciale.

A Café Três Corações emplacou na categoria ‘Tradicional’ dois dos seus produtos: O Pimpinela Tradicional, em primeiro lugar, e, o Tradicional Iguaçu, em segundo. A terceira colocação ficou com a Café Excelsior e o seu Excelsior à Vácuo.

Na categoria ‘Extraforte’ os melhores foram: J.J. Mattos Ind. e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte, primeiro colocado; a Café Três Corações com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A premiação da ABIC, criada em 2004, incentiva e estimula as empresas a melhorar a qualidade do café vendido no mercado brasileiro, mostrando as características e a diferença que existe entre as marcas, numa relação mais transparente com o consumidor. Isso representa uma mudança cultural na forma de apreciar a bebida.