A Prefeitura de Joinville, sanciona nesta quarta-feira (20), a Lei 9.908 que instituiu o Programa Juro Zero. O objetivo é que os microempresários e os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município possam crescer, adquirirem crédito de forma mais facilitada e sem pagar os juros.
“Nos últimos anos evoluímos de maneira significativa no atendimento de empreendedores, pois entendemos a importância deles na geração de emprego e renda na nossa cidade. Um dos exemplos é o Espaço do Empreendedor. Agora, com a Lei do Juro Zero, nós criamos um programa permanente que vai auxiliar de maneira efetiva quem está empreendendo em Joinville”, destaca o prefeito Adriano Silva.
Anhanguera realiza Feira de Empregabilidade com mais de 500 vagas em Joinville neste sábado (23)
A Prefeitura irá agora estabelecer e firmar convênios com entidades especializadas para operacionalização do Programa Juro Zero de Joinville. Depois que for credenciada uma ou mais instituições financeiras, os empreendedores do município poderão aderir ao programa.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, a Prefeitura arcará com os juros daqueles empresários que pagarem suas prestações em dia. Se o empreendedor pagar em dia as 10 primeiras parcelas, a Prefeitura pagará a 11ª e a 12ª.
“Esse empréstimo não vem apenas com dinheiro, ele vem com auxílio de gestão. Ou seja, todo aquele empresário que precisar do empréstimo vai contar com uma ajuda dos nossos parceiros para que ele possa gerir a sua empresa de forma mais eficaz e eficiente, O objetivo é que esse empréstimo faça o empresário realmente crescer”, afirma William.
O Programa Juro Zero iniciou em 2022, dentro do Programa de Microfinanças de Joinville, criado para auxiliar os empresários que tiveram seus negócios prejudicados pela pandemia de Covid-19 na época.
“Nós tivemos mais de 1.100 empresas que foram contempladas com esse financiamento e com certeza esses empresários conseguiram alavancar os seus negócios. Agora, com uma política pública fixa, iremos investir cerca de R$1 milhão por ano no Programa Juro Zero. Esse um milhão, que nós temos projetados para assumir os juros nos financiamentos do programa, injetarão mais de R$7 milhões na economia de Joinville, fazendo com que esse dinheiro circule dentro da nossa cidade”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.