Mesmo com vários setores da economia ainda afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19, os segmentos agrícola e pecuário são um dos poucos que mantiveram certa estabilidade nesse período.

Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento manteve ativos programas que são essenciais para dar suporte aos produtores jaraguaenses neste contexto, como a patrulha mecanizada, atendimento médico-veterinário, além das constantes consultorias técnicas da equipe de engenheiros agrônomos do Município.

O secretário titular da pasta, Marcos Voltolini, fez uma avaliação dos cinco primeiros meses em 2021. “No período de janeiro a maio deste ano foram atendidos com a patrulha mecanizada 164 munícipes num total 1.218 horas/máquina. Também foram prestados por nosso serviço de médico-veterinário 486 atendimentos a 189 munícipes. Nestes cinco primeiros meses também realizamos ainda 418 procedimentos pelo nosso serviço de inseminação artificial a 202 criadores de gado locais que nos solicitaram esse serviço”, destacou Voltolini.

Além disto, o secretário destacou materiais entregues como tubos e calhas, serviços de inspeção, atendimento de origem técnica pelo engenheiro agrônomo da secretaria e ainda a solicitação de licença de cortes de árvores e licenciamento para terraplanagem

Maruim

O combate ao maruim, por meio de programa em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), também é outra prioridade do secretário Marcos Voltolini. “O controlador bioativo que interfere no desenvolvimento da larva do inseto foi feito aqui num laboratório montado ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Rural”.

Para ter acesso a esse produto, o agricultor tem que fazer um cadastro aqui na Secretaria. Nossos técnicos levam o produto e orientam quanto a forma de aplicação.

“No entanto, a gente percebe que alguns produtores não fazem o uso correto do controlador. Existe uma técnica a ser seguida. É preciso aplicá-lo corretamente para o resultado ser aplicado e vamos trabalhar em cima dessa questão.” De janeiro a maio foram entregues 1252 litros deste produto a para 268 munícipes atendidos.

Relatório de serviços prestados ao produtor rural - Janeiro a Maio de 2021

Patrulha Mecanizada

1.218 horas de serviços prestados e 164 munícipes atendidos

Serviços com Caminhão (dentro do município)

17 horas de serviços prestados e 5 munícipes atendidos

Atendimento Médico Veterinário

486 atendimentos (189 munícipes atendidos)

Serviço de Inseminação Artificial

418 Inseminações (202 munícipes atendidos)

Entrega de Materiais

  • Tubo de 20 – 256 unidades
  • Tubo de 30 – 412 unidades
  • Pedra Marroada – 50m³
  • Macadame – 1790m³
  • Tubo de 40 – 232 unidades
  • Brita – 100m³
  • Tubo de 80 – 1 unidade
  • Tubo de 1M – 13 unidades
  • Tubo de 60 – 181 unidades
  • Calha de 20 – 60 unidades

Serviços de Inspeção

113 Fiscalizações a estabelecimentos registrados no SIM; 9 Acompanhamentos de abate; 11 Reuniões; 25 Visitas a combate a clandestinidade; 12 Vistorias orientativas; 1 Autuação; 3 Novos registros de estabelecimentos.

Nota Fiscal de Produtor Primário

1.422 Notas entregues

Atendimento e/ou Orientação Técnica - Engenheiro Agrônomo

75 atendimentos e 58 munícipes atendidos

Incra

Atualizações de cadastro - 75 solicitações

Requerimentos para Aposentadoria – 16 solicitações

Licença para Corte de Árvores

23 requerimentos

Encaminhamento de Licença para Terraplanagem

57 requerimentos