Prefeitura e Estácio firmam parceria para atendimentos especializados

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

12/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 12/07/2021 - 09:24

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul para criar uma extensão da Policlínica João Biron, utilizando os acadêmicos do Curso de Medicina.

A ideia já vem sendo discutida desde o começo deste ano e visa a retomada das consultas de especialidades, que ficaram represadas no último ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na tarde desta sexta-feira (9), o diretor do campus da Estácio, Antônio de Souza Júnior, e a coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle, estiveram no Gabinete do prefeito em exercício Jair Franzner, para a assinatura do contrato de locação do espaço onde será implantada a extensão da policlínica, no empreendimento denominado Espaço Saúde, ao lado do Hospital São José, no Centro.

Sete salas estão sendo alugadas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, como parte da parceria. Já a Estácio entra com o mobiliário, os equipamentos, os alunos e os médicos preceptores. O Município investirá R$ 16,1 mil mensais na locação do espaço.

O prefeito Jair Franzner ficou muito entusiasmado com a possibilidade de atendimento aos pacientes que aguardam por consultas especializadas. “É importante esta via de mão dupla, onde o município entra com o aluguel da estrutura e a faculdade com os especialistas. Assim, podemos dar andamento à fila que se formou por causa da pandemia”, comemorou Franzner.

O diretor do campus da Estádio, Antônio de Souza Júnior, lembra que o projeto da policlínica faz parte do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), assinado em outubro de 2017. Antônio ressalta que a unidade poderá oferecer este ano atendimentos em até quatro especialidades, podendo aumentar esse número em 2022, devido à entrada de mais acadêmicos de Medicina na fase de estágio obrigatório.

Ainda segundo ele, nos próximos dias, será iniciada da adequação das salas para receber a extensão da Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron, criando assim a segunda unidade e receber de forma adequada munícipes, novos profissionais, preceptores e acadêmicos.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acrescenta que a expectativa é ter um avanço significativo nas especialidades, em breve. “É um auxílio muito importante e consolida ainda mais a parceria que o Município tem com a Faculdade Estácio”, destaca.