Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Joinville assina Ordem de Serviço para início da PPP da Iluminação Pública

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

18/11/2025 - 19:11 - Atualizada em: 18/11/2025 - 19:28

Joinville inicia um novo momento da gestão da iluminação pública da cidade. Nesta quarta-feira (19/11), às 19h, em frente ao Palacete Schlemm (Rua do Príncipe, Centro), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai assinar a Ordem de Serviço para início da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública com a concessionária QLuz Joinville.

Para marcar a data, a Prefeitura também inaugura a iluminação cênica do Palacete Schlemm. A iluminação do prédio faz parte da PPP, que prevê investimento semelhante a esse em outras áreas, como a Rua das Palmeiras, Pórtico da Rua XV de Novembro, Museus e Centreventos Cau Hansen.

No caso do Palacete Schlemm, prédio histórico que fica na região central da cidade, o conjunto de luminárias, instalado de forma estratégica por meio do contrato da PPP, ressalta a volumetria do prédio, bem como as características arquitetônicas, visando valorizar o patrimônio histórico e a área ao entorno da edificação que se torna um novo ponto turístico no Centro de Joinville.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Como fica a gestão da iluminação pública de Joinville com a PPP

Com a assinatura da concessão, a QLuz Joinville assume a responsabilidade pela manutenção, modernização e expansão de todo o parque de iluminação pública da cidade, que hoje possui cerca de 62 mil pontos. Os trabalhos da empresa iniciam efetivamente no dia 24 de novembro.

A primeira fase da PPP foi o período em que a concessionária fez o planejamento das ações, capacitação das equipes e montagem de estoque de materiais, por exemplo.

Agora, na segunda fase, que começa no dia 24, estão contemplados os serviços de manutenção do parque, com as equipes dedicadas a atender as solicitações já registradas pelos joinvilenses para restabelecimento de iluminação pública onde as lâmpadas apresentam defeito ou estão queimadas.

Na terceira etapa, que deve ocorrer a partir de janeiro de 2026, está previsto o início da modernização completa do parque, com troca das luminárias da cidade. O novo padrão de iluminância (o quanto as lâmpadas iluminam uma área) será superior ao praticado em capitais brasileiras com PPPs semelhantes, permitindo melhorias significativas em cerca de 60% a 80% das ruas de Joinville. Isso vai fazer com que a população perceba que as ruas estão mais iluminadas durante a noite.

A PPP coloca Joinville entre as cidades brasileiras com modelo mais moderno de gestão da iluminação pública, com foco direto em resultado para a população, principalmente em melhor qualidade de vida e segurança. Mesmo com todos estes investimentos, a PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses.

Entre as principais novidades, está a implantação de um Centro de Controle Operacional que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que solicitações dos moradores sejam respondidas diretamente pela empresa. Os chamados poderão ser feitos via Call center e aplicativo Joinville Fácil. Há também um planejamento para modernização da iluminação de praças e áreas turísticas.

O pagamento à concessionária passa a ser feito por desempenho, ou seja, quanto menor for o índice de falhas e mais rápido o atendimento, maior é o percentual recebido. A PPP deve gerar também redução mínima de 21% no consumo de energia elétrica da iluminação pública. Se a economia ultrapassar 25%, a empresa recebe bônus por eficiência, estimulando inovações tecnológicas contínuas.

A concessionária será responsável, ainda, por monitorar o desempenho dos equipamentos e realizar substituições preventivas, sem necessidade de solicitação do município. O investimento inicial é estimado em R$ 387 milhões ao longo dos 22 anos de concessão previstos em contrato. A fiscalização será feita pela equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Sobre o Palacete Schlemm

Recentemente, foi concluída a recuperação e pintura da fachada do Palacete Schlemm. O projeto recebeu aprovação do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) para captação no valor de R$ 449.999,00 para obra que inclui também a restauração dos barrotes e assoalhos do primeiro pavimento. Tombado desde 2001, o imóvel foi inaugurado em 1932, abrigando diversas atividades, de centro comercial a hotel.

O prédio ficou em operação até 1988, quando foi desativado, mantendo apenas os pontos comerciais no térreo. O Palacete passou por reformas em 1990, para a retirada dos assoalhos do segundo e terceiro pavimento para colocação de laje.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).