A prefeitura de Criciúma abriu as inscrições para a 4ª edição do Programa Inova Criciúma. A iniciativa visa estimular projetos que contribuem para o desenvolvimento da indústria, comércio e administração pública. Os interessados têm até o dia 8 de março de 2024 para realizarem a inscrição. Serão distribuídos até R$ 250 mil em fomento para dez startups.

Os recursos são proveniente do Fundo Municipal de Inovação (FMI). O edital foi divulgado e a inscrição pode ser feita de forma presencial, no setor de Protocolo da Prefeitura de Criciúma, localizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo site criciuma.gdoc.tec.br/app/citizen.

Neste ano, o programa tem como questões de interesse: economia criativa, sustentabilidade, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), indústria 4.0, químico e materiais e administração pública municipal. Os projetos podem ser inscritos em quatro eixos: produtos e equipamentos, softwares e aplicativos, eficiência na prestação de serviços à comunidade e ao cidadão, e eficiência na gestão pública.

O valor máximo estipulado para cada projeto é de R$ 25 mil, com prazo de execução de até 12 meses, sendo que o período poderá ser prorrogado por mais dois meses, mediante aprovação da Comissão para Seleção e Financiamento (CSM). “O propósito do programa é apoiar, por meio de fomento financeiro, a implantação, expansão e reativação de empreendimentos ou projetos empresariais para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador. Em 2024, os setores destacados no edital seguem a linha de trabalho do mapeamento do ecossistema de inovação, que envolve várias entidades”, destaca o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.

Programa foi criado em 2018

O Programa Inova Criciúma foi criado em 2018 pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Administração Municipal e tem como base a Lei de Inovação do Município (nº 7.375), de 13 de dezembro de 2018, que estabelece políticas de incentivo à tecnologia e inovação e institui o FMI.

Cada proponente poderá inscrever até três propostas com objetivos diferentes. Porém, apenas uma poderá ser contemplada. A divulgação e a publicação dos projetos aptos a receber o fomento ocorrerá entre os dias 10 e 15 de abril de 2024. Já o resultado final dos contemplados será divulgado de 23 a 24 de abril de 2024. O edital com todas as informações e prazos está no Diário Oficial Eletrônico (DOE). Os interessados poderão esclarecer as dúvidas por meio do e-mail [email protected].