Sabemos que hoje em dia nem tudo está um mar de rosas, principalmente quando o assunto é trabalho. Naqueles momentos em que o desespero começa a bater, precisamos buscar outras alternativas para poder ganhar um dinheiro extra. Então, por que não ir atrás de um "freela" (profissional liberal que presta serviços por períodos determinados de tempo)?

Aqui mostraremos não um, mas cinco sites especializados em fornecer vagas para quem quer começar com aqueles lindos jobs em diferentes áreas, como marketing, tradução, programação e design gráfico. Confira!

--

1. Freelancer.com.br

Para participar é bem simples: basta criar uma conta a partir de um breve cadastro gratuito. Em seguida, é só preencher o perfil com foto, competências profissionais e escolher entre as principais categorias de acordo com seus interesses.

A plataforma possui muitas opções de serviços e ainda conta com um verificador de currículos que dá aos candidatos a possibilidade de melhorar seus perfis. Com uma conta grátis, é possível ter acesso a algumas ofertas de projetos e enviar propostas. Agora, para receber vantagens extras, o usuário pode aderir a um dos planos de associação que o site oferece.

2. Vinte Pila

Como o nome já sugere, a plataforma funciona com serviços sendo oferecidos a partir de R$ 20. Aqui é comum que o cliente vá até o profissional, por isso é importante pensar em diferenciais para chamar atenção (já que a concorrência é grande).

3. Workana

O usuário pode se cadastrar de forma gratuita e ter acesso a diversos jobs a partir dos filtros de busca. Ele permite que os freelancers sejam contratados por um preço fixo pelo trabalho finalizado ou por horas. A escolha do tipo de contratação vai depender apenas do objetivo de cada um.

Um diferencial da plataforma é o aplicativo para Android "Workana: trabalhos freelance", que permite que o profissional registre as tarefas realizadas e que o cliente acompanhe o tempo de trabalho dedicado ao projeto. O app está disponível de graça no Google Play.

4. MeuRedator

Um site para aqueles que buscam jobs na área de produção de conteúdo. Para realizar o cadastro gratuito, é preciso enviar dois textos para o portfólio, para que os moderadores do site e agências parceiras façam a avaliação da escrita e conhecimentos do candidato.

O valor a ser recebido pelo profissional fica disponível para saque quando somar o valor mínimo de R$ 150. O site também conta com planos mensais para aumentar as chances de encontrar um bom trabalho, além de oferecer cursos, oficinas, dicas e manual de ortografia.

5. 99 freelas 

Uma dica do próprio site para seus usuários cadastrados é prestar atenção nos e-mails recebidos, pois a plataforma envia diariamente novas vagas na especialização do interessado de acordo com os dados preenchidos no seu perfil.

O site também oferece uma calculadora desenvolvida especialmente para os profissionais iniciantes que ainda não sabem quanto cobrar por trabalho.

--

Legal, né? Aqui não faltam opções. Todas oferecidas de forma gratuita, mas claro, sempre com aquele plano pago para quem quiser ter acesso a vantagens. Agora, é só escolher uma e botar a mão na massa!

Quer receber as notícias no WhatsApp?