Não vai conseguir entregar a declaração do IRPF a tempo? Saiba como minimizar transtornos e prejuízos

Por: Windson Prado

30/04/2018 - 12:04 - Atualizada em: 30/04/2018 - 21:24

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco devem correr. O prazo para enviar a declaração de imposto de renda de pessoa física, com ano base 2017, termina às 23h59min59s de hoje (30). Quem não entregar a declaração a tempo pagará multa.

Neste ano, a Receita Federal espera receber 28,8 milhões de documentos. Segundo os dados mais recentes do órgão, 24.895.403 contribuintes tinham enviado a declaração até as 16h de domingo (29), o que equivalia a 87% do total.

O prazo para a entrega da declaração começou em 1º de março. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal. A multa para quem apresentar a declaração depois da data limite corresponde a 1% por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Vai perder o prazo? Veja como proceder

O ideal, segundo contadores e economistas, é fazer a declaração completa e enviá-la à Receita Federal, dento do prazo estipulado. Mas se tal medida não for possível, ou surgir uma dúvida na hora de finalizar a prestação de contas, a dica é enviar a declaração como for, até em branco preferencialmente, para não pagar multa.

Depois disso, será necessário pedir ao Fisco uma solicitação para fazer a retificação da declaração e assim finalizá-la corretamente. Esta retificação deve ser feita o quanto antes. Mas atenção, depois que a declaração do imposto de renda é transmitida pela primeira vez, não é possível modificar a o modelo escolhido anteriormente: simplificado ou completo.

*Com informações da Agência Brasil