Porto de São Francisco adere à Associação Mundial de Infraestrutura

Foto: Divulgação/Porto de SFS

Por: Pedro Leal

07/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 07/03/2024 - 15:27

O Porto de São Francisco do Sul ingressou na Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Marítimo (Pianc). A assinatura da adesão aconteceu no estande do terminal portuário do Norte catarinense, durante a Intermodal, maior feira de logística das Américas.

A Pianc é uma organização global sem fins políticos e lucrativos, que fornece orientação e consultoria técnica sustentável para portos e atua em 66 países. O ingresso foi assinado pelo presidente do Porto, Cleverton Vieira, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Luiz Garcia da Silva, nesta quarta-feira, 6.

“É um momento muito relevante para nós porque mostra a inserção cada vez maior de São Francisco do Sul na comunidade portuária internacional”, disse o presidente Vieira, acrescentando que o Pianc oferece aos membros a possibilidade de participar de fóruns técnicos-científicos internacionais, além de proporcionar o networking com líderes e tomadores de decisão no Brasil e no mundo. O Brasil é membro qualificado da Pianc desde 2007, representado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Entrevista coletiva

A imprensa nacional prestigiou a entrevista coletiva concedida pelo Porto de São Francisco, na tarde desta quarta-feira, na Intermodal. O presidente Cleverton Vieira e o diretor Lindomar Dutra responderam às perguntas sobre o Porto, com destaque para o constante crescimento em 2023 (+33%) e em 2024 (+20% nos primeiros dois meses).

Aos veículos de imprensa, o presidente Vieira e Lindomar Dutra também destacaram a modernização tecnológica aplicada pelo Porto em 2023: a fiscalização dos caminhões que circulam pelo Porto, com o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco o primeiro porto público brasileiro a contar com esse tipo de biometria.

Embaixada Uruguai

A diretoria do Porto foi recebida pelo embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, no Consulado do país vizinho em São Paulo. O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, também participou do encontro. O embaixador comunicou pessoalmente ao presidente Cleverton Vieira que o veleiro-escola uruguaio “Capitão Miranda” deve visitar o Porto de São Francisco em setembro.