A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, anunciou as cidades reconhecidas com o Selo CSC: Cidades Inteligentes 2025. Criado para incentivar e valorizar boas práticas de gestão, o selo analisa o comprometimento dos municípios brasileiros com a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
O anúncio aconteceu durante o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento, que acontece de 23 a 25 de setembro no Expo Center Norte (SP), recebe se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.
Diferentemente do Ranking Connected Smart Cities, que avalia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, a participação no selo é autodeclaratória e depende do envio de formulário com informações e evidências por parte dos municípios. A avaliação considera seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e uma referente ao desempenho no ranking.
As dimensões são: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Tendência de Evolução no Ranking Connected Smart Cities, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias e Ambientes Experimentais. Algumas dessas dimensões contam ainda com duplo critério de avaliação.
“O Selo CSC: Cidades Inteligentes nasce para reconhecer o esforço das cidades brasileiras em estruturar políticas públicas, projetos e ecossistemas de inovação voltados ao cidadão. Trata-se de um incentivo para que os municípios avancem em cada dimensão, em um processo de evolução contínua”, afirma Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities.
Categorias do Selo CSC: Cidades Inteligentes
O selo é concedido em cinco categorias, de acordo com o estágio de maturidade das práticas declaradas: Aspiracional, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Cada uma reflete o nível de avanço das cidades em relação ao planejamento, execução e monitoramento de políticas e projetos de inovação urbana.
Cidades reconhecidas em 2025
Categoria Diamante
Recife (PE)
Salvador (BA)
Categoria Ouro
Curitiba (PR)
Fortaleza (CE)
Londrina (PR)
Maceió (AL)
Osasco (SP)
Paulista (PE)
Praia Grande (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Caxias do Sul (RS)
Goiânia (GO)
Sorocaba (SP)
Categoria Prata
Angra dos Reis (RJ)
Barretos (SP)
Brusque (SC)
Chapecó (SC)
Maringá (PR)
Porto Alegre (RS)
São Luís (MA)
Categoria Bronze
Amargosa (BA)
Assaí (PR)
Barueri (SP)
Cariacica (ES)
Criciúma (SC)
Franca (SP)
Guarapuava (PR)
Jaguariúna (SP)
Lajeado (RS)
Lucas do Rio Verde (MT)
Nova Odessa (SP)
Olímpia (SP)
Paragominas (PA)
Ponta Porã (MS)
Ribeirão Preto (SP)
Santa Rita do Sapucaí (MG)
Santana de Parnaíba (SP)
São José dos Pinhais (PR)
Tangará da Serra (MT)
Uberlândia (MG)
Vitória (ES)
Categoria Aspiracional
Marialva (PR)
Pato Branco (PR)
Cidade CSC 2025
De 23 a 25 de setembro, o Expo Center Norte (SP) recebe o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.
“Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders do ecossistema reunidos para trocar experiências e elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, afirma Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities e CEO da Necta.
Quatro eventos simultâneos
Em 2025, o Cidade CSC se transforma em um ecossistema integrado, com 20 mil metros quadrados de área, mais de 20 áreas simultâneas de conteúdo especializado e a participação de mais de 500 palestrantes e debatedores em quatro grandes pilares que dão corpo à programação e conectam os principais temas da agenda urbana contemporânea:
Connected Smart Cities
O tradicional evento da plataforma se mantém como referência em conexões e negócios para cidades inteligentes no Brasil. Este ano, mais de 120 marcas expositoras participam do evento com soluções em serviços e equipamentos com foco em aprimorar a qualidade de serviços oferecidos, além de uma programação diversa sobre tecnologia, conectividade e segurança, economia azul e royalties, PPPs e concessões, urbanismo sustentável, inclusão e longevidade e cidades resilientes.
O CSC também será palco da apresentação da edição 2025 do aguardado Ranking Connected Smart Cities, que vem com novidades. Agora sob coordenação da SPIn e da Scipopulis, alinhado às normas ISO ABNT (37120, 37122 e 37123), o levantamento traz novos indicadores.
Além do O Selo CSC Cidades Inteligentes, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitárias.
“O Ranking, o Selo e o Prêmio Connected Smart Cities são ferramentas fundamentais para inspirar e reconhecer quem faz a diferença na gestão urbana. Ao mesmo tempo em que o Ranking aponta caminhos com base em indicadores internacionais, o Selo mede o comprometimento das cidades e o Prêmio valoriza iniciativas transformadoras. Juntos, esses instrumentos criam uma dinâmica virtuosa que impulsiona a inovação e acelera a construção de cidades mais inteligentes e humanas”, destaca William Rigon, diretor de novos negócios e sócio da Necta.
AirConnected & Connected Urban Air Mobility
O futuro da mobilidade aérea ganha espaço próprio no Cidade CSC. O AirConnected promove discussões sobre o impacto da mobilidade aérea urbana na transformação das cidades inteligentes, reunindo autoridades, especialistas e empresas pioneiras do setor.
Parque da Mobilidade Urbana (PMU)
Reconhecido como o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o PMU chega ao Cidade CSC com experiências imersivas e soluções inovadoras para mobilidade ativa, sustentável e segura. Destaque para o Prêmio PMU, que reconhece iniciativas e pessoas que transformam a mobilidade urbana com inclusão, segurança e sustentabilidade.
CSC GovTech & CSC FutureTech
Voltados ao fortalecimento da inovação no setor público e privado, esses dois eixos complementares discutem a modernização da gestão pública e a promoção de governos mais simples, eficientes e centrados no cidadão (GovTech), e a transformação digital ética e sustentável, com foco em novas tecnologias e seus impactos no ambiente urbano (FutureTech). Os eixos também terão um momento de reconhecimento às melhores iniciativas, com o Selo CSC Ecossistemas de Inovação, desenvolvido em parceria com a EXXAS, que avaliará a governança de ambientes inovadores em cinco dimensões.