Planejamento e trabalho em rede potencializam captação de recursos a projetos sociais, avaliam especialistas em evento da WEG

Por: Pedro Leal

24/11/2021 - 12:11 - Atualizada em: 24/11/2021 - 12:15

O esforço para a ampliação de investimentos em projetos apoiados por leis de incentivo passa por ações de planejamento e parcerias sólidas com a sociedade. O posicionamento é de participantes do 14º Encontro WEG de Crescimento Sustentável, iniciativa da multinacional brasileira com sede em Jaraguá do Sul, nesta segunda-feira, dia 22. Realizado no formato online, o evento contou com a participação da Fiesc e de representantes da empresa e parceiros ligados a organizações responsáveis por projetos sociais em várias regiões do país.

Conforme o diretor de RH e Sustentabilidade da WEG, Hilton José da Veiga Faria, o encontro realizado anualmente objetiva a troca de experiências, como forma de contribuir com o impulsionamento de investimentos sociais amparados em recursos incentivados por leis de renúncia fiscal. “Vivemos um tempo de mudanças constantes que exige o fortalecimento de parcerias para que as entidades que atuam em diversas ações nas suas comunidades cresçam de maneira sustentável”, assinalou.

O vice-presidente da Fiesc na região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, enalteceu a iniciativa e disse que a sensibilização por mais aporte de recursos está alinhada ao Fundo Social, idealizado pela entidade que representa a indústria catarinense. Conciliar as agendas de incremento a programas sociais, avalia Célio Bayer, dá mais força ao propósito de engajar sociedade civil, empresas, poder público e o terceiro setor a pautas positivas. “Trabalhar o fortalecimento da cultura do investimento social amparados na legislação fiscal é algo a ser feito a várias mãos”, reitera o empresário ao lembrar que em 2017, quando a FIESC instituiu o Fundo Social a WEG já mantinha um histórico de parcerias e objetivos comuns à iniciativa.

Fabrizio Machado Pereira, diretor de educação e tecnologia da Fiesc, também agradeceu os esforços da empresa em dar mais visibilidade às entidades que se dedicam a projetos sociais, capacitando seus gestores para uma captação mais eficiente e com resolução aos objetivos dos investimentos. Segundo Fabrizio, esse diálogo permite “agregar forças que promovem boas práticas ambientais, sociais e de governança que somam no trabalho das organizações e aos programas que privilegiam públicos mais vulneráveis”.

No encontro foi apresentado ainda o case do Instituto Padre Vilson Groh, com um relato de objetivos alcançados em projetos liderados pela entidade e articulados em rede com outras seis organizações sem fins lucrativos, para o desenvolvimento de ações educativas e socioassistenciais nas periferias da Grande Florianópolis, onde fica sua sede, e em Guiné-Bissau, na África. “O sucesso da captação é consequência do que se constrói em relacionamentos, o que fortalece é a transparência e o trabalho em rede, a articulação com forças vivas da sociedade em projetos de longo prazo”, garante o padre Vílson Groh.

Ricardo Falcão, da Consultoria & Planejamento em Terceiro Setor, concluiu a programação abordando aspectos da captação e gestão de recursos, os tipos de financiamento e de financiadores, e dando orientações para que esse processo tenha êxito. O especialista disse que 90% dos casos de insucesso na viabilização de projetos se devem a questões de gerenciamento e descreveu como prioridade a serem observadas pelas organizações a estruturação de setores como a captação e prospecção, a formatação de projetos consistentes, a boa negociação e fidelização com parceiros. “Captar recursos não é vender projetos, é conquistar parceiros. O planejamento é uma prática construtiva”, completou.