Pix Automático: transferências automáticas chegam em 2024

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Por: OCP News Criciúma

04/10/2023 - 19:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 19:26

Os correntistas poderão agendar transferências automáticas via Pix para o pagamento de contas recorrentes a partir de outubro de 2024, conforme anunciado pelo Banco Central e pelo Fórum Pix. Inicialmente prevista para abril do próximo ano, a implementação do Pix Automático foi adiada em seis meses devido à complexidade do novo produto.

Segundo o Banco Central, o adiamento se deve ao tempo necessário para desenvolver a infraestrutura e a operação de cada participante envolvido, além da necessidade de definição das estratégias comerciais das instituições financeiras. Questões organizacionais internas também foram mencionadas, mas não houve detalhes sobre sua natureza.

De acordo com o novo cronograma, o regulamento do Pix Automático e os manuais para os participantes serão publicados em dezembro deste ano. O desenvolvimento do sistema ocorrerá de janeiro a agosto de 2024, seguido pelos testes de homologação em agosto e setembro, culminando com o lançamento para os correntistas em outubro.

O Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, com autorização prévia do usuário pagador. Os débitos ocorrerão automaticamente, eliminando a necessidade de autorizações individuais para cada transação. Entre os pagamentos que poderão ser realizados estão contas de serviços públicos, assinaturas, mensalidades, e até serviços financeiros como seguros e parcelamentos.

Para acelerar o desenvolvimento, o Fórum Pix decidiu utilizar tecnologias existentes do Pix tradicional e do open finance, compartilhando dados entre instituições financeiras. O processo de criação do mecanismo envolverá instituições financeiras, empresas de diversos setores e outros agentes interessados.

Após o lançamento do Pix Automático, o Banco Central planeja uma agenda de estudos para aprimorar o sistema de transferências instantâneas, considerando possíveis novidades como a portabilidade de autorizações para contas de outras instituições e a definição de prioridades para pagamentos programados no mesmo dia.

Além disso, o Banco Central e as instituições financeiras discutiram melhorias na segurança do sistema Pix, considerando a possibilidade de criação de um canal de denúncias em aplicativos bancários para casos de fraudes, tornando-o uma obrigação futura.

*Com informações de Agência Brasil

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.