Uma informação espalhada via grupos de whatsapp fez com que centenas de pessoas passassem horas, até a madrugada toda desta segunda-feira (03), na fila em frente ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) em São José, em busca de trabalho nas obras do novo contorno viário da Grande Florianópolis. Mas a notícia era falsa.

O boato se espalhou por todos os cantos e pessoas de várias cidades do Brasil cruzaram estradas em busca de um futuro melhor, levando a sério a informação de que a empresa que recentemente assinou um novo contrato para tocar as obras do contorno viário estaria contratando funcionários.

No começo da manhã, porém, assim que o primeiro funcionário do Sine chegou, a notícia de que tudo não passava de fake news frustrou os desempregados. Muitos saíram da fila e seguiam seus caminhos em buscas de outras oportunidades, outros até permaneceram atrás das ofertas que o Sine de São José dispõe.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), nos três últimos meses Santa Catarina registrou 277 mil pessoas desocupadas. No Brasil, este número é superior a 13 milhões.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?