Pesquisadores do Senai/SC recebem Prêmio Inventor Petrobras

Divulgação/Senai SC

Por: Pedro Leal

02/05/2024 - 17:05 - Atualizada em: 02/05/2024 - 17:19

Dez pesquisadores do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, de Joinville, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2024. O reconhecimento é prestado anualmente pela estatal a profissionais de seu quadro ou de organizações parceiras que tiveram pedidos de patentes depositados pela companhia petrolífera no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no ano anterior. A solenidade de premiação foi realizada na noite de 29 de abril, no Rio de Janeiro.

Foram homenageados os pesquisadores Carlos Rogério Jahn, Diego de Souza, Doglas Negri, Felipe Augusto Carvalho de Faria, Giuliano Ito de Oliveira, Ismael José Secco, Luís Gonzaga Trabasso, Marco Shawn Meireles Machado, Saulo Melloti e Walter Antonio Kapp. Eles trabalharam no desenvolvimento dos robôs de Difícil Acesso (RDR-A) e MDSeal e de uma ferramenta para aplicação de material anti-incrustante.

Como parte desses projetos, foram depositadas patentes, respectivamente, do veículo escalador omnidirecional com adesão magnética para acesso em superfícies metálicas complexas, sistema de ancoragem para inspeção de dutos e dispositivo para aplicação de revestimentos flexíveis sobre estruturas.

O Difícil Acesso (RDR-A) permite atividades em locais onde a ação humana é dificultada. Por sua vez, o MDSeal consiste em um sistema que monitora a integridade de risers, equipamentos que interligam as linhas de produção submarinas às plataformas. O terceiro projeto é uma ferramenta para aplicação de tecido sobre os risers em águas profundas para evitar a incrustação de vida marinha e degradação do riser.

Em 2023, a estatal bateu, pelo terceiro ano consecutivo seu recorde de patentes depositadas.

Pesquisadores do Senai/SC também foram agraciados com o Prêmio Inventor Petrobras nas edições de 2019, 2022 e 2023.

O Senai possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).