Pela primeira vez o Instituto PoderData fez um levantamento para saber dos entrevistados a percepção futura que se têm a respeito dos preços das compras no mercado. Conforme a pesquisa realizada de 25 a 27 de janeiro, 84% dos eleitores dizem estarem pessimistas quanto à queda de preços no mercado nas próximas semanas.
A taxa é a soma dos eleitores que dizem que o valor das compras e das contas devem “aumentar” (51%) ou “ficar iguais” (33%) num futuro breve. Só 9% declaram enxergar uma possível diminuição nos preços em breve. Outros 7% não souberam responder.
Em outro recorte da pesquisa, os entrevistados responderam sobre os preços nas últimas semanas. A taxa dos eleitores que perceberam uma alta subiu de 49% para 61% em 6 meses. Os resultados da pesquisa sobre a percepção e as perspectivas dos preços indicam que, além de considerar os custos altos, os eleitores desconfiam da capacidade das autoridades brasileiras de controlar a inflação no curto prazo.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 219 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.