Jaraguá do Sul segue com saldo positivo na geração de emprego de Agosto, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, divulgados esta semana.

Com um total de 2.292 admissões e 1.941 desligamentos, o mês viu a geração de 351 empregos com carteira assinada no município, o segundo resultado positivo desde o início da pandemia, com resultado quase nove vezes maior que o visto em julho, de 41 vagas.

O resultado, no entanto, ainda não reverte o acumulado negativo do ano, que registra a perda de 854 postos de trabalho com carteira assinada e saldos negativos em quase todos os setores da economia; apenas construção civil, com 255 empregos, e serviços de água e esgoto, com dois, registram saldos positivos no acumulado do ano.

Os municípios vizinhos registraram saldos positivos: Corupá registrou superávit de empregos de 81 postos, Guaramirim de 188, Schroeder de 138 e Massaranduba, de 54.

Corupá e Schroeder também se destacam por já terem saído do acumulado negativo no ano: Corupá soma 99 empregos no saldo do ano, enquanto Schroeder soma 54.

O resultado positivo do mês foi puxado pela indústria, com 370 empregos, sendo 368 na indústria de transformação. O subsetor da indústria com melhor saldo foi o setor têxtil, com 170 novos empregos. A Construção Civil também teve resultado positivo, com 65 empregos.

Em contrapartida, os setores de comércio e serviços apresentaram saldos fortemente negativos. O comércio viu no mês o fechamento de 33 postos de trabalho, enquanto o setor de serviços viu a perda de 52 empregos.

No acumulado do ano, o comércio lidera o saldo negativo: foram 604 empregos fechados ao longo de 2020, em grande parte decorrente do impacto negativo da pandemia tanto sobre a renda quanto sobre a circulação de pessoas.

O setor de serviços viu o fechamento de 274 postos de trabalho, enquanto a indústria perdeu 225 empregos, com perdas mais intensas na indústria do vestuário, com fechamento de 366 postos, na têxtil, que fechou 157 postos, e na elétrica, com saldo negativo de 87 empregos.

Alguns setores da indústria já registram totais positivos no ano, superando as perdas do pico da pandemia. É o caso dos setores de eletrônicos, ópticos e informática, com 108, e do maquinário, com 105, assim como do setor alimentício, com 81.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul