Entre os diversos serviços prestados ao agricultor pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul está o de Patrulha Mecanizada. Há mais de duas décadas, a iniciativa assiste as famílias da agricultura local cadastradas na Secretaria por meio de uso de máquinas agrícolas como tratores, retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, ensiladeira, arado, rotativa, roçadeira, encanteirador, subsolador, entre outros equipamentos.

Desta forma, a Patrulha Mecanizada promove ações como serviço de transporte com carreta, distribuição de insumos como esterco e calcário, silagem para a alimentação animal, além da colocação de tubos, macadame, enterros de grandes animais, preparação de solo para plantio, abertura e limpeza de valos e lagoas, bem como outras atividades no dia a dia do homem do campo de Jaraguá do Sul.

“A média de atendimentos aos agricultores é muito alta. Penso que este programa é de fundamental importância, principalmente para o pequeno produtor que tira da agricultura familiar a sua subsistência. ”, destacou chefe da Patrulha Mecanizada, Vilmar Delagnolo.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural indica que um total de 380 produtores foram atendidos pela Patrulha Mecanizada entre 1º de janeiro de 2021 até 23 de fevereiro de 2022, num total de 3886 horas/máquina registradas no período.

Foto: Divulgação PMJS

Além da roçada, preparação do solo para cultivo, entre outros serviços, Vilmar destaca como uma das principais atividades o trabalho de silagem, quando parte da produção é convertida em alimento para os animais.

“Sem dúvida, isto é o que gera mais volume de trabalho na Secretaria. Normalmente acontece em duas etapas: na safra e agora na safrinha. Ou seja, duas vezes por ano os agricultores tem silagem para ser cortadas”, destaca Delagnolo enquanto observa uma das máquinas executar este serviço numa propriedade no bairro Rio Cerro I.

Foto: Divulgação PMJS

Entre o trabalho feito pela ensiladeira e o transporte da silagem em carreta foram mais de 800 horas trabalhadas em 2021.

Já para o produtor rural João Renato Painstein o trabalho da Patrulha Mecanizada vem ao encontro das necessidades dos pequenos e médios agricultores.

“Para esses produtores não vale a pena adquirir este tipo de equipamento . Por isso é de fundamental importância o apoio da Prefeitura quando for necessário este tipo de maquinário para desenvolver sua atividade”, opinou.

Painstein normalmente solicita o serviço justamente para silagem.

“Mas também sei que há outras atividades que a Secretaria nos proporciona e que fazem a diferença como a questão da macadamização nos acessos à propriedade, entre outras melhoras nas quais são necessárias retroescadeira, por exemplo. Ações de apoio que nos motivam a ficar e investir no segmento rural", disse o produtor.

Foto: Divulgação PMJS

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da PMJS, Marcos Voltolini, destaca que existe um programa de descontos em relação aos serviços prestados pela Secretaria aos produtores cadastrados na mesma e emissores de notas fiscais de produtor primário.

“Estas e outras iniciativas que tem como objetivo apoiar e incentivar o trabalho dessas famílias no meio rural de Jaraguá do Sul”, salientou Voltolini.