Passeios do ônibus elétrico da WEG encerram neste domingo

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

14/10/2021 - 11:10 - Atualizada em: 14/10/2021 - 13:40

O ônibus elétrico eBus da WEG deixará Jaraguá do Sul e voltará para a Universidade Federal de Santa Catarina, onde nasceu a iniciativa. Os passeios não estão mais disponíveis*.

O veículo chegou em Jaraguá do Sul no mês de agosto para percorrer o chamado Circuito da Inovação (a partir do palco da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira em direção ao Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul, com retorno para a Via Verde), composto por empresas e instituições de ensino que desenvolvem trabalhos e ações inovadoras.

O ônibus elétrico foi criado para fazer o transporte de estudantes e professores dentro do campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, em parceria com a WEG. No entanto, no período de aulas não presenciais na instituição, foi possível trazê-lo para Jaraguá do Sul.

Até o último fim de semana, mais de 1.300 pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de passear com o eBus, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade. Instituto da Indústria Eggon João da Silva, Fiesc, Senai, WEG, Viação Senhora dos Campos, e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação foram parceiras na ação.

O ônibus elétrico transporta 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200 kW e um inversor de frequência CVW 900, ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor.

O sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 quilômetros. Durante a permanência em Jaraguá do Sul, o sistema de recarga ficou por conta do eletroposto WEG de 60 kW, com capacidade de recarga em uma hora, instalado na garagem da Viação Canarinho.

*Errata: ao contrário do que foi divulgado na manhã desta quinta-feira (14) pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, o ônibus elétrico não fará mais passeios com o público neste fim de semana. Os passeios terminaram no último domingo (10). O veículo permanecerá em Jaraguá do Sul até a semana que vem, para manutenção, antes de ser devolvido para a UFSC.

ÚLTIMOS PASSEIOS DE EBUS:

15.10 – 9h, 13h30 e 16h30

16.10 – 9h, 13h30 e 16h30

17.10 – 9h, 13h30 e 16h30