Passageiros internacionais nos aeroportos de SC aumentam em 143%

Foto Floripa Airport/Divulgação

Por: Pedro Leal

11/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 11/01/2024 - 08:44

Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 7,3 milhões de passageiros em 2023. O número representa um crescimento de 18,64% em relação ao ano de 2022 e o destaque foi o crescimento de 143,19% de passageiros em voos internacionais em relação ao ano anterior. Os dados foram obtidos pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e às administrações dos aeroportos.

Pelo Aeroporto de Florianópolis, principal porta de entrada de Santa Catarina, foram 391.994 passageiros em voos internacionais em 2023, contra 161.183 de 2022.

“Santa Catarina é o melhor estado do Brasil para fazer turismo, para vir fechar negócios e até para investir na criação de uma nova empresa. É por isso que precisamos ter uma infraestrutura cada vez melhor para nossos aeroportos, inclusive os que são regionais”, disse o governador Jorginho Mello.

“Este resultado é o reflexo do bom trabalho de fomento das administrações dos nossos principais aeroportos, com a chegada de novas empresas aéreas com destinos internacionais, especialmente na América do Sul. Com a prioridade que o governador Jorginho Mello tem dado a este setor, a começar pelos robustos investimentos nos aeroportos públicos do estado e agora com a nova lei de ICMS para o querosene de aviação, certamente ainda colheremos grandes frutos ”, avaliou o secretário da SPAF, Beto Martins.

“Isso mostra um trabalho integrado, entre as secretarias e o setor produtivo, que foi um pedido do governador Jorginho Mello. Na questão turística de promoção, de estar ao lado das empresas aéreas, conversando diretamente com os aeroportos para que possamos ter ações integradas que favoreçam esse crescimento e essa parceria. Um dos objetivos é aproveitar a demanda da estação de verão, mas começar a diminuir a sazonalidade durante todo o ano”, acrescenta o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

No quadro geral, o Aeroporto de Florianópolis segue sendo o mais movimentado do estado com 3,9 milhões de passageiros, seguido por Navegantes com 2,2 milhões, Chapecó com 600 mil, Joinville com 436 mil, Jaguaruna com 133 mil e Correia Pinto com 25 mil.