Open Banking chega oficialmente ao Brasil: veja os principais benefícios da modalidade

Por: Pedro Leal

21/08/2019 - 11:08 - Atualizada em: 21/08/2019 - 11:19

O open banking é uma das pautas que estão em discussão no Banco Central, mas ainda não há uma regulamentação definitiva no país. Enquanto falta um marco regulatório para o tema, a a fintech Guiabolso e o Banco Original fizeram a integração via open banking.

Agora, clientes do Guiabolso poderão integrar seus dados bancários do Original no aplicativo e ter todos os gastos categorizados (inclusive com informações de outras contas). Com a maioria dos bancos, a empresa pede o número da conta e senha eletrônica para integrar os dados dos usuários no aplicativo.

Com o open banking, o cliente colocará a senha eletrônica em um ambiente próprio do Banco Original e o Guiabolso não terá mais acesso direto. Isso é possível através de APIs (application programming interface), aplicação que integra sistemas com segurança.

Além disso, usuários do Guiabolso com conta digital no Original terão benefícios: um ano de mensalidade do Sem Parar gratuita (se a fatura estiver no débito automático) e seis meses gratuitos de Spotify e Netflix caso realize os pagamentos com o cartão de crédito do banco.

Até o fim do ano, o Guiabolso irá exibir também os produtos de investimento do Banco Original.

“O contexto regulatório nunca esteve tão favorável à competição, interoperabilidade e maior abertura. A parceria com o Guiabolso é um importante movimento em linha com esse novo cenário de Open Banking”, explica Raul Moreira, Diretor Executivo de Tecnologia, Produtos e Operações do Banco Original, no anúncio da integração.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger