Núcleos da Acijs retomam agenda para fortalecer empreendedorismo regional

Foto: Fábio Junkes/arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

30/01/2024 - 11:01 - Atualizada em: 30/01/2024 - 14:28

Reconhecidos pela capacidade de organizar os diversos setores da atividade produtiva da indústria, comércio e serviços, fortalecendo o associativismo e a geração de negócios, os Núcleos Empresariais da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) retomam a agenda de reuniões de planejamento e de eventos de capacitação nesta quarta-feira, dia 31.

A Acijs conta com 23 Núcleos Empresariais, compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou por empreendedores com interesses e necessidades em comum. O objetivo do movimento, que tem Santa Catarina como referência no Brasil, é estimular a troca de experiências, identificando oportunidades para as empresas e auxiliando empreendedores no desafio de se manterem cada vez mais competitivos em suas áreas de negócios, além de incentivar a integração com a comunidade em projetos principalmente com ênfase social.

Ao levantarem suas necessidades e buscarem soluções para os problemas comuns, os nucleados desenvolvem uma série de atividades que acabam beneficiando não apenas as empresas que participam de um mesmo grupo setorial, mas também toda a cadeia produtiva regional.

As demandas são organizadas pelo grupo de empreendedores, com o suporte de consultores especializados que a entidade coloca à disposição dos nucleados e buscando soluções que atendam às necessidades das empresas. As empresas que integram os Núcleos têm acesso à informação e atuam ao lado de seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocando ideias, realizando compras em conjunto e promovendo ações que resultam no fortalecimento do associativismo, na ampliação de oportunidades de geração de mais negócios e de investimentos que retornam em prol do desenvolvimento econômico do município regional.

Confira a agenda de atividades, que concentra ações exclusivas para nucleados e outras abertas a empreendedores interessados em conhecer o movimento e participar dos Núcleos:

Núcleo de Automecânicas – Na primeira reunião do ano, os nucleados se encontram nesta quarta-feira, dia 31, às 19h30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). A agenda, aberta a empreendedores do setor interessados em conhecer as atividades do Núcleo, vai tratar de assuntos como o planejamento estratégico para o ano, a definição de cronograma de reuniões e visitas técnicas e também relatar sobre as atividades do NEA – Núcleo estadual de Automecânicas para 2024. Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e no e-mail cristiano@connect.com.br.

Núcleo de Eletrometalmecânica – No dia 1º de fevereiro (quinta-feira), quem se reúne pela primeira vez são os nucleados do setor de eletrometalmecânica, durante café da manhã às 8 horas, no Café no Tom, anexo à SCAR. O encontro é aberto para empresários e colaboradores de empresas que estão interessados em conhecer e participar do núcleo, quando serão tratadas de questões como o planejamento estratégico para o abo, a organização do 1o Painel de Eletrometalmecânica, entre outros assuntos. Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.

Núcleo de Marketing e Comunicação – Na sexta-feira, dia 2, o Núcleo de Marketing e Comunicação também realiza o primeiro encontro do ano. se reúne pela primeira vez neste ano no dia 2 de fevereiro (sexta-feira), às 8h30, para um café da manhã no Café no Tom, na SCAR. No encontro, aberto para empresários e colaboradores de empresas que estão interessados em conhecer e participar do núcleo, serão detalhados o planejamento estratégico para 2024, a organização da 1ª Oficina de Marketing, e o cronograma de reuniões e ações do ano. . Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.

Núcleo de Gestão e Qualidade – No primeiro encontro do ano, o grupo reunirá na terça-feira, dia 6, colaboradores e gestores de áreas para um bate-papo às 15h30, no Centro Empresarial (Cejas), com a presença da engenheira-química e empresária Patrícia Zorzi, diretora de Núcleos da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e auditora-líder. Ela vai falar sobre o uso da gestão da qualidade como uma ferramenta no desdobramento do Planejamento Estratégico. O encontro é exclusivo para os nucleados.

Núcleo de Jovens Empreendedores – Ainda na terça-feira, às 19 horas, também acontece o primeiro encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores, na sede do Cejas. Nesta primeira reuni]ao, os nucleados vão bater um papo com o empresário Francisco Tavares Júnior, conselheiro de empresas e atuante em movimentos de voluntariado e no associativismo da região. Ele vai falar sobre planejamento estratégico e condução de equipes, com entrada gratuita ao público em geral. Informações pelo telefone (47) 99692-0117 e no e-mail consultor5@acijs.com.br.

Núcleo das Concessionárias de Veículos – No dia 7 (quarta-feira), às 11h30, encontro exclusivo para associados ligados ao Núcleo, com o objetivo de discutir assuntos como o planejamento estratégico para 2024, análise e estudos dos feirões durante o ano, campanha de marketing do Núcleo, e o cronograma de reuniões e visitas técnicas.

Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho – Também no dia 7, os nucleados realizam encontro aberto para empresários e colaboradores de empresas que estão interessados em conhecer e participar do grupo setorial, quando serão tratadas de que questões importantes para o fortalecimento das ações relacionadas com as segurança e a saúde no ambiente de trabalho. A reunião vai ocorrer às 15h30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Informações pelo telefone (47) 99692-0117 e pelo e-mail consultor5@acijs.com.br.

Núcleo de Móveis Planejados – Ainda no dia 7, os nucleados se reúnem pela primeira vez no ano, às 8h30, no Cejas, para tratar do planejamento estratégico para o ano, definição do cronograma de ações e promoções, e a definição da logo marca do grupo setorial. O encontro é aberto para empresários e colaboradores de empresas que estão interessados em conhecer e participar do núcleo, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 98900-7612 e pelo e-mail consultor2@acijs.com.br.

Núcleo de Voluntariado Corporativo – No dia 14 de fevereiro, os nucleados se encontram às 13h30, no Centro Empresarial, oportunidade aberta a empreendedores e gestores de empresas conhecerem as atividades do grupo setorial, contribuindo para o fortalecimento do movimento do voluntariado de Jaraguá do Sul e região. Informações pelo telefone (47) 99692-0117 e pelo e-mail consultor5@acijs.com.br.