Novo presidente quer melhorar resposta da Comcap à sociedade de Florianópolis

O coronel da reserva da PM Márcio Luiz Alves assumiu a presidência da Comcap | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/01/2019 - 06:01

O coronel da reserva da PM Márcio Luiz Alves assumiu a presidência da Comcap com meta de melhorar a pronta resposta da Autarquia de Melhoramentos da Capital, concessionária dos serviços de coleta de resíduos e limpeza pública.

Especialista em Defesa Civil e Segurança Pública, o novo presidente confia que a experiência em gestão de risco e desastre pode ser aplicada para melhorar o atendimento ao cidadão de Florianópolis, conforme tem determinado o prefeito Gean Loureiro.

“A cidade demanda respostas diárias da Comcap e, a cada dia, uma solução diferente deve ser oferecida. A geração de lixo é diferente todo dia, depende do clima, do período do ano, do número de visitantes, do poder aquisitivo e, acima de tudo, da atitude do cidadão ao descartar o produto pós-consumo”, analisa Márcio Alves.

Ele explica que, se dimensionar toda a estrutura para atender o período de pico, entre Natal e primeiras semanas de janeiro, a Comcap fica muito cara. Se enxugar demais, dimensionando a estrutura para o período de baixa temporada, fica ineficiente.

“Vamos chegar a um ponto de equilíbrio que atenda às sazonalidades, de modo que a estrutura seja adequada para a média de produção, com processos suficientemente flexíveis para atender os momentos de alta e de baixa numa relação de custo e benefício favorável à cidade”, propõe o diretor presidente.

Márcio Alves vai focar na ampliação de estruturas para entrega voluntária de resíduos em três eixos:

  • Ampliação da rede de PEVs (pontos de entrega voluntária) de Vidros
  • Ampliação da rede de Ecopontos da Comcap, dotando-os de capacidade para receber também resíduos orgânicos para compostagem
  • Ações para manter limpo o Centro da cidade, incluindo a implantação de um Ecoponto para entrega voluntária de recicláveis secos e orgânicos.

Também pretende melhorar a oferta de informação ao usuário da coleta com sistema web e aplicações em tempo real.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?