Novo pacote de reformas trabalhistas é benéfico, avalia Facisc

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

24/09/2021 - 10:09 - Atualizada em: 24/09/2021 - 10:28

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, sinalizou que o governo tentará emplacar novamente o pacotão trabalhista rejeitado recentemente no Senado.

Na avaliação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Ministério do Trabalho, está, novamente, estudando uma forma de modernizar a legislação trabalhista para criar possibilidades e formas de facilitar a criação de novos postos de trabalhos, com menor onerosidade.

“Isso poderá ter um efeito benéfico para todo o mercado. O país está inserido num contexto mundial. Concorremos com empresas que respeitam legislações mais adaptadas à modernidade e precisamos levar isso em consideração e acompanhar estas modificações. Por isso somos partícipes de uma nova modernização na legislação trabalhista”, avalia o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

No dia 1º de setembro, o Senado rejeitou medida provisória que instituía novos programas trabalhistas, alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e promovendo a contratação sem carteira assinada. As mudanças foram criticadas por centrais sindicais e parlamentares.

No início desta semana, Onyx defendeu a flexibilização da legislação trabalhista e novos programas de emprego e qualificação profissional.